Este domingo (22) é dia de clássico e festa no hipódromo da Tablada. Às 13h começa o festival do Grande Prêmio Jockey Club de Pelotas, apelidado de GP Princesinha. Disputada em homenagem ao aniversário do clube, que em junho completou 94 anos, a prova é a segunda mais importante do calendário do turfe pelotense. A programação do dia conta ainda com outros cinco páreos. A entrada é gratuita.
Este ano o GP Princesinha será disputado em 1,8 mil metros por seis animais, entre os quais está o atual campeão da prova, Vai Futuro, do Stud Lobão de Pelotas, que corre em busca de um bicampeonato inédito para a farda azul e ouro. Mostrando que não abrem mão do título, os irmãos Giovani e Rogério Gonçalves foram buscar em Porto Alegre o jóquei Marcos Staiti, atual vice-líder da Estatística do Hipódromo do Cristal com 13 vitórias na temporada e larga experiência internacional, para conduzir o campeão.
Vai Futuro, por sua vez, traz como retrospecto recente excelente atuação na Milha do GP Protetora de Turfe, o clássico Presidente Oscar Canteiro, disputado no início do mês no Cristal, quando terminou em quarto lugar. A briga pelo título não será fácil, pois Vai Futuro terá fortes adversários. Entre eles o segundo colocado do GP Princesa do Sul 2024, Olympic Justin, do Stud Happy Again, que depois de uma temporada na capital retorna a Pelotas trazendo na bagagem vitória em um clássico.
Quem também parece pronto para estragar a festa do campeão é Honest Bird, do Stud Kategoria, que venceu em sua última apresentação e mostra capacidade de fazer história. O páreo tem ainda o campeão do GP Protetora de 2023, Fera do Manno, também do Stud Lobão de Pelotas; Play do Iguassu, do Stud Kategoria; e o potro Barão da Lagoa, do Haras Cinco Irmãos.
“Teremos um clássico emocionante para os espectadores e muito difícil para os apostadores, pois a turma está muito parelha. Não é possível cravar um palpite certeiro apesar do favoritismo natural de Vai Futuro que vem fazendo boas apresentações”, diz o comentarista de turfe Rogério Alves.
Outras atrações
A domingueira terá outras cinco corridas disputadas em mil, 1,1 mil, 1,2 mil, 1,5 mil e 1,9 metros. Como atrações, o embate entre Queen Dorothea, do Stud Brasil Race Horses, e o tordilho New American Dream, de Rafael Trindade, que vêm de vitória e se encontram no terceiro páreo. Outro chamariz é o páreo de potros formado pela novíssima geração de animais hospedados na vila hípica de Pelotas.
Há ainda a briga pela primeira colocação na tabela da Estatística dos Jóqueis, que atualmente tem Kauã Gonçalves e o atual campeão Henrique de Oliveira empatados na ponta com quatro vitórias cada. Em segundo lugar figura o tricampeão Leonardo Fonseca com duas vitórias.
Serviço
O festival do GP Princesinha começa às 13h de domingo no hipódromo da Tablada. A entrada e o estacionamento são gratuitos. A aposta mínima custa R$ 2.