Quase duas mil pessoas desfilaram no 20 de setembro em Pelotas
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira26 de Novembro de 2024

Tradição

Quase duas mil pessoas desfilaram no 20 de setembro em Pelotas

Evento mobilizou um público de cerca de oito mil pessoas ao longo da avenida Bento Gonçalves

Por

Quase duas mil pessoas desfilaram no 20 de setembro em Pelotas

Data máxima do povo gaúcho, o desfile farroupilha reuniu cerca de oito mil pessoas na avenida Bento Gonçalves nesta sexta (20) para celebrar a cultura do Estado. Com a participação de 15 entidades da 26ª Região Tradicionalista, em torno de 900 cavaleiros e mais de mil participantes em veículos temáticos, neste ano o evento teve o papel de ser a representação da resiliência e da união do Rio Grande do Sul no enfrentamento aos desastres climáticos.

Após o recebimento da chama crioula no altar da pátria, o tradicional desfile teve início às 10h e se estendeu por cerca de uma hora e meia sob o olhar atento do público que se estendeu por grande parte da Bento Gonçalves. Patrona desta edição, a professora da rede municipal de ensino, Marta Santos da Silva, ressalta a importância da união como símbolo do movimento tradicionalista e como motivo para mobilizar os gaúchos em prol do próximo. 

Patrona do desfile passa a chama farroupilha para o altar da Pátria (Foto: Jô Folha)

“A gente faz trabalho voluntário, solidário, buscando sempre unir as famílias. Porque o tradicionalismo são todas as gerações unidas em uma só”, ressalta. Além dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) de Pelotas, também participaram do desfile entidades de Morro Redondo, Turuçu e Capão do Leão, cidades que integram a 26ª Região.

Destaques que chamam a atenção, em torno de 30 caminhões temáticos cheio de prendas, gaúchos e inclusive com churrasco sendo assado na hora, passaram pela avenida. 

Cerca de 30 veículos participaram do desfile (Foto: Jô Folha)

Orgulho como fortalecimento do RS

“Esse desfile tem um sentimento especial de resiliência, de ajuda ao próximo”, declara o coordenador da 26 ª Região Tradicionalista, Marcio Adir Corrêa. Para o representante, o 20 de setembro é a data em que o amor e o orgulho do Rio Grande do Sul têm seu ápice. “E agora com a busca do fortalecimento do Estado e em apoio às pessoas que sofreram. Estamos aqui para isso e para fomentar a nossa cultura, valorizar esse 20 de setembro como uma volta por cima ainda mais fortes”, acrescenta. 

Representando os CTGs, em torno de 900 cavaleiros desfilaram na avenida (Foto: Jô Folha)

Continuação da celebração

Após o final do desfile, os festejos farroupilhas seguem nos CTGs durante todo o dia, por isso Corrêa convida a população para continuar a celebração em suas comunidades. “Todas as entidades estão abertas hoje e estamos esperando a todos, quem quiser almoçar é só procurar o CTG mais próximo da sua região”. 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais