Acontece nesta quinta-feira (19) o lançamento do sexto episódio da websérie Lugares do Porto, projeto de Valder Valeirão e Geovani Corrêa financiado pelo Procultura Municipal. Além deste, serão exibidos os cinco anteriores, em evento na Associação Otroporto, a partir das 19h, na rua Benjamin Constant, 701a. A sequência percorre seis marcações do bairro evidenciando lugares emblemáticos do passado e importantes no presente e futuro do local. O evento é gratuito e aberto ao público.
Valder Valeirão explica que a proposta tem o objetivo de oferecer um audiovisual que possa ser usado como fonte de pesquisa sobre diferentes pontos emblemáticos da região do Porto de Pelotas. “Uma forma mais contemporânea de trazer esse conteúdo histórico, para que ele possa ser acessado de diversos lugares”, fala o designer Valeirão.
A pesquisa, o texto e a locução ficaram por conta do pesquisador Guilherme Pinto de Almeida. Os vídeos são independentes, em comum eles trazem a história de lugares emblemáticos do bairro, os quais as pessoas têm referência, explica Almeida. “Tem alguns pontos como a antiga cervejaria do Porto, a praça Domingos Rodrigues, o Quadrado, as pontes sobre o canal são Gonçalo, a Companhia Fiação e Tecidos e o Anglo”, fala o pesquisador.
Os vídeos foram alicerçados em imagens atuais dos pontos em destaque, o que para Valeirão é uma coerência com a proposta de lançar um produto contemporâneo. A escolha também traz a vantagem de apresentar ao espectador visões dos lugares que as pessoas normalmente não têm. “Nós usamos muito drones, têm uma visão do quadrado de cima e das pontes do São Gonçalo (vistas do lado direito de quem sai da cidade)”, explica o proponente do projeto.
Na web
Valeirão fez o design e a decupagem de vídeos e Corrêa se encarregou da captação de áudio e trilha. O projeto ainda contou com a participação de Marina Pilger, nas redes sociais, Felipe Bechel, no drone, e Luís Fabiano, na montagem e edição. Todos os vídeos estarão disponíveis pelo @lugaresdoporto no Youtube e no Instagram.