Quinta-feira com alerta para temporais e vento forte na Zona Sul

Clima

Quinta-feira com alerta para temporais e vento forte na Zona Sul

Nas redes sociais, governador Eduardo Leite fez o alerta à população, indicando as condições do tempo

Por

Atualizado quinta-feira,
19 de Setembro de 2024 às 07:56

Quinta-feira com alerta para temporais e vento forte na Zona Sul
Meteorologistas apontam que há tendência de alagamentos e corte de eletricidade na região. (Foto: Jô Folha)

A quinta-feira (19) começa com céu nublado em Pelotas e temperatura de 15ºC.  Há riscos de temporais e a Defesa Civil do Estado, e o governador Eduardo Leite emitiram alerta para transtornos por conta das chuvas fortes, tempestades isoladas, eventuais alagamentos, elevação dos níveis e cheias de arroios e pequenos rios. O temperal deve chegar à Zona Sul à tarde. A temperatura máxima deve ficar em torno dos 25ºC.

De acordo com o Inmet, a estimativa é de que o acumulado até 10h de sexta fique entre 30 milímetros e 60 milímetros, podendo chegar a cem milímetros por dia sobre o Oeste, Campanha, Sul, Centro, Missões, Noroeste e Norte. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos, segundo o órgão.

De acordo com o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMet/UFPel), a mudança no tempo é devido à chegada de uma frente fria deve trazer instabilidade para todo o Estado. São esperadas pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento forte.

Em algumas áreas pode ocorrer granizo, sendo com maior chance nas áreas próximas a Bagé, Piratini e Canguçu. Para a Zona Sul, a previsão é de que a chuva se estenda até a madrugada de sexta-feira (20).

O feriado será de céu nublado passando a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas. A temperatura mínima ocorre à noite (14ºC) e a máxima prevista para 24ºC.

A tendência é que no sábado (21) a frente fria se afaste e o tempo firme retorne em praticamente todo o Rio Grande do Sul. Na metade Sul do Estado, as rajadas de vento devem ser mais fortes do que nas demais regiões e ficam em torno dos 40 a 50 quilômetros por hora.

Acompanhe
nossas
redes sociais