Nova CPI do Pronto Socorro deve ser protocolada nesta semana
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira18 de Setembro de 2024

Saúde Pública

Nova CPI do Pronto Socorro deve ser protocolada nesta semana

Vereadores de Pelotas apresentam denúncias ao Ministério Público

Por

Nova CPI do Pronto Socorro deve ser protocolada nesta semana
Atual direção do Pronto Socorro foi acusada de negar pedidos de exames e procedimentos. (Foto: Jô Folha)

Vereadores de Pelotas se reuniram nesta segunda-feira (16) com o promotor José Alexandre Zachia Alan, do Ministério Público (MP), para apresentar as denúncias feitas pelo cirurgião vascular Diego Larangeira aos parlamentares na semana passada sobre possíveis irregularidades no Pronto Socorro. Vereadores entregaram documentos apresentados pelo médico e a gravação do depoimento de mais de três horas.

Além do encaminhamento ao MP, os parlamentares também articulam a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as acusações do médico. O processo está sendo liderado pelo vereador Cauê Fuhro Souto (PV), que já aponta Miriam Marroni (PT) como uma potencial relatora da comissão. Fuhro Souto deve começar a coletar as assinaturas nesta terça-feira (17), e a expectativa é de que o requerimento seja apresentado ainda nesta semana. Para ter início, são necessárias as assinaturas de ao menos sete vereadores.

Em seu depoimento, Larangeira afirmou que prontuários médicos não eram preenchidos adequadamente e que residentes não eram devidamente acompanhados pelos médicos preceptores de plantão. O médico também citou casos de negligência e acusou a atual direção do Pronto Socorro de negar pedidos de exames e procedimentos de pacientes.

Acompanhe
nossas
redes sociais