O processo eleitoral do Grêmio Esportivo Brasil para o biênio 2025/2026 terá uma chapa de situação. Três dos quatro atuais integrantes da Executiva acertaram a formação de um grupo que se inscreverá para concorrer a partir do próximo domingo (22). O nome para a presidência será Vilmar Xavier, hoje vice de finanças.
A informação foi publicada inicialmente nesta segunda-feira pelo jornalista Marcelo Prestes, da Rádio Universidade, e confirmada pela reportagem do A Hora do Sul. Ao lado de Vilmar, estarão na chapa o atual presidente Gonzalo Russomano como candidato a vice de futebol e a atual vice administrativa Chavélli Curi Hallal na mesma função.
Completa o grupo Jerri Madruga, postulante a vice de finanças. Hoje vice de futebol, Emerson Novelini não integra a chapa. O líder do movimento de situação é Vilmar Xavier, responsável pela articulação do grupo. “Fui convidado e passamos uma semana negociando”, diz Russomano.
Conforme calendário eleitoral, o período de inscrição de chapas vai do dia 22 ao dia 24. A tendência é que haja mais de um grupo e, neste caso, ganha força a possibilidade de votação dos sócios aptos para definir a nova Executiva.
Calendário eleitoral do Brasil
Eleições para Executiva (biênio 2025/26)
22 de setembro
Publicação do edital da Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no dia 27
24 de setembro
18h | Prazo final para inscrição de chapas
25 de setembro
Verificação das nominatas com participação de fiscais das chapas inscritas
26 de setembro
18h | Prazo final para substituições na nominata
27 de setembro
12h | Prazo final para recursos de impugnação
18h30min | Primeira chamada de Assembleia Geral
19h | Segunda chamada de Assembleia Geral
* No caso de haver apenas uma chapa, já ocorre a aclamação.
28 de setembro
Das 8h30min às 18h | Votação (no caso de duas ou mais chapas inscritas, sendo considerada vencedora aquela mais votada, em turno único)
* Estão aptos (as) a votar e serem votados (as) os (as) sócios (as) com mais de um ano de associação, que estejam em dia e que não tenham atrasado o pagamento por três meses consecutivos nos últimos 12 meses.