CDL Rio Grande apresenta relatório sobre impactos pós-enchente

Análise

CDL Rio Grande apresenta relatório sobre impactos pós-enchente

Documento analisa consequências econômicas e sociais, bem como os aportes prometidos e entregues

Por

Atualizado segunda-feira,
16 de Setembro de 2024 às 14:03

CDL Rio Grande apresenta relatório sobre impactos pós-enchente
Relatório será apresentado aos candidatos à prefeito de Rio Grande. (Foto: Divulgação)

A Câmara de Dirigentes Lojistas da Cidade do Rio Grande e São José do Norte (CDL) finalizou relatório que analisa os impactos econômicos e sociais, bem como os aportes prometidos e efetivamente entregues para comunidade no período pós-enchente de maio. De acordo com o documento, durante os meses de junho e julho, Rio Grande recebeu recursos extraordinários para mitigar os impactos das inundações, o que repercutiu positivamente a economia municipal.

Entretanto, muitos recursos prometidos ainda não foram entregues, como 90% dos pagamentos do Pix SOS; 20 mil famílias que ainda aguardam análise do auxílio reconstrução (apenas neste quesito, são R$ 10 milhões que já poderiam estar circulando nos municípios). Nos programas empresariais, inúmeras empresas ficaram fora dos principais programas, como o Pronampe Especial, pela escassez de recursos e falta de transparência nos mapas de inundação utilizados.

Impacto econômico

Segundo dados da Fazenda Estadual, a arrecadação de ICMS nas cidades do Rio Grande e São José do Norte foi altamente impactada. Rio Grande, teve uma variação negativa de -15,2% e São José do Norte, -36 %, nos meses de maio e junho de 2024 se comparados a 2023. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Rio Grande teve mais de 22 mil residências impactadas pelas inundações, com mais de 43 mil pessoas residentes nessas áreas, além de mais de dois mil estabelecimentos comerciais afetados. Em ambos os municípios, mais de 20% das residências e estabelecimentos comerciais foram atingidos com severidade.

Ações da CDL

Para contribuir com a retomada, além do estudo, a CDL criou o projeto “Levanta, Rio Grande e São José do Norte”, reunindo membros do campo empresarial e acadêmico, que trabalham para criar uma retomada consistente da economia. Dentre elas, a iniciativa Dica de Ouro, com o objetivo de compartilhar informações sobre as formas de buscar e acessar os recursos disponíveis.

Apresentação aos candidatos

A partir de hoje, a CDL conversará com os candidatos ao Executivo Municipal de Rio Grande. Serão encontros entre os candidatos e os diretores da entidade. Além de ouvir as propostas, a entidade pautará os candidatos com as principais necessidades do comércio local com foco na execução de projetos exequíveis em um curto e médio prazo, com o objetivo de dinamizar a economia.

Acompanhe
nossas
redes sociais