Às 10h desta segunda-feira (9), o dia parecia ser noite. Quem estava na rua precisou se abrigar pelo vento forte e, embora a escuridão, não foi registrado chuva forte. A Defesa Civil da região emitiu um novo alerta de tempo severo que deve permanecer até às 15h.
De acordo com o Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Clima Temperado, às 8h o vento chegou a 35 quilômetros por hora. Já o acumulado de chuva é de 25 milímetros.
Pelo boletim emitido pelo Centro de Pesquisa e Previsão Meteorológica da UFPel, dia iniciou com muita nebulosidade sobre a Zona Sul com pancadas de chuva e trovoadas. A condição de um cavado em médios níveis da troposfera sobre o centro da Argentina favorece o alongamento de uma região de baixa pressão do interior do continente em direção à costa do Uruguai, o que favorece o deslocamento das áreas de instabilidade da metade Sul do Estado para o extremo Sul do RS e Costa do Uruguai no final do dia.
Para terça-feira, com a formação de um centro de baixa pressão sobre a costa do Uruguai, as áreas de instabilidade deslocadas para o extremo sul do RS no dia anterior se configuram como o ramo quente do sistema frontal, se afastando para o oceano, enquanto ocorre a atuação de uma frente semi-estacionária do oceano até a costa do RS, que ainda gera maior nebulosidade com condição para pancadas de chuva com trovoadas.
As temperaturas seguem elevadas, com máxima de 20ºC nesta segunda e de 27ºC para terça-feira