Em 2 de setembro teve início o mandato (1924-1928) o bacharel em Direito Augusto Simões Lopes (1880-1941) na intendente municipal. A administração ficou conhecida pelo investimento na educação, setor que recebeu cerca de 20 escolas, entre elas o Grupo Escolar Doutor Joaquim Assumpção, de 1927, localizado, atualmente, na esquina das ruas Almirante Barroso com Tiradentes.
As entregas referentes à educação foram amplamente divulgadas pela administração, através dos Relatórios Intendenciais publicados na imprensa. Pela primeira vez a fotografia era utilizada como recurso de propaganda política. “A utilização que foi dada a essas fotografias foi inovadora em Pelotas, pois nenhum intendente anterior produziu um conjunto tão significativo de de imagens relacionadas a esse tema”, conforme o artigo Fotografias de prédios escolares: a construção de obras visíveis como propaganda do governo Simões Lopes, na cidade de Pelotas. A ampliação do sistema de esgoto e da iluminação pública marcaram também essa administração.
Este não foi o único mandato de Simões Lopes, o político voltou a ocupar a cadeira na intendência no período de 1932 a 1933. Simões Lopes era filho caçula de João Simões Lopes, o Visconde da Graça, com sua segunda esposa Zeferina Antônia da Luz.
Construiu o Castelo
O intendente também é lembrado por ter sido proprietário e ter idealizado o Castelo, onde hoje é um dos acessos ao município, no bairro Simões Lopes, que começou a ser urbanizado no final da primeira metade da década de 1910. A residência de Augusto Simões Lopes foi um projeto do arquiteto alemão Fernando Rullman.
A obra iniciada em 1920 foi finalizada em 1923. Em 2012 o Castelo Simões Lopes foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae).
Fontes: jornal Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense; artigo Fotografias de prédios escolares: a construção de obras visíveis como propaganda do governo Simões Lopes, na cidade de Pelotas, de Maria Augusta Martiarena de Oliveira, Elomar Antonio Callegaro Tambara, Giane Lange do Amaral