Ponte da Ilha dos Marinheiros só deverá ser liberada em 2025
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Segunda-Feira16 de Setembro de 2024

Danos da enchente

Ponte da Ilha dos Marinheiros só deverá ser liberada em 2025

Travessia foi interditada por causa do risco de colapso provocado pelo recalque da fundação com as cheias de maio

Por

Atualizado quarta-feira,
28 de Agosto de 2024 às 09:25

Ponte da Ilha dos Marinheiros só deverá ser liberada em 2025
Estrutura da travessia foi comprometida pela enchente (Foto: Richard Furtado)

Com a aprovação recente pelo governo federal do empenho de mais de R$ 4,9 milhões a Rio Grande, o município aguarda o repasse do recurso para iniciar os trabalhos de recuperação da ponte da Ilha dos Marinheiros. Interditada desde junho por conta dos danos à estrutura provocados pela enchente, a recuperação da travessia está prevista para durar seis meses. Neste período, o transporte dos cerca de 1,5 mil moradores entre a ilha e a cidade continuará sendo realizado por balsa e embarcações particulares.

De acordo com o responsável pelo Gabinete de Programas e Projetos Especiais de Rio Grande (GPPE), Gilberto Arabidian, o projeto de restabelecimento da ponte Wilson Mattos Branco foi aprovado pela Defesa Civil Nacional e a contratação da empresa será em caráter emergencial, sem licitação, o que diminui o tempo do processo. “Mas o recurso ainda não veio, agora estamos aguardando o governo federal”, diz Arabidian.

A ponte foi interditada por causa do risco de colapso provocado pelo recalque da fundação devido às cheias de maio. Com a extensão do trabalho de reparação dos danos, os moradores que já estão sem a ponte há cerca de dois meses só terão o retorno da travessia normalizado no ano que vem.

A travessia

Sem a ponte, o deslocamento nos 30 quilômetros de distância entre a Ilha dos Marinheiros e o Centro de Rio Grande é realizado por embarcações particulares que saem do pier de Porto Rei e cada viagem custa R$ 5. Além disso, a travessia de veículos tem sido feita por uma balsa provisória instalada pelo Exército.

Acompanhe
nossas
redes sociais