Artista Gabi Assusção, aluna egressa da Furg, apresenta a exposição G.i.l.e.t.e na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), em Porto Alegre. A mostra oferece uma experiência multifacetada, combinando elementos artísticos para refletir sobre o conceito da identidade pessoal e coletiva. A visitação pode ser visitada até o dia 29 de setembro, gratuitamente, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h. A realização é do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS)
Natural de São Paulo, mas residente em Rio Grande, Gabi Assusção é uma travesti e artista preta, recém formada no bacharelado em Artes Visuais da Furg. A obra G.i.l.e.t.e, selecionada no edital Chamada Aberta do MACRS, é uma imersão no universo da artista Gabi Assusção, que explora narrativas pessoais, que envolvem temas de identidade e transformação por meio da fotografia, do vídeo e da performance.
Educação e formação
“A exposição revela à comunidade onde pode levar a formação em Artes Visuais, dando exemplo e estímulo aos estudos das Artes Visuais na Furg. O Museu de Arte Contemporânea é um lugar de grande relevância e destaque para a produção da arte contemporânea no Brasil”, afirma a professora e curadora Janice Appel. Para a educadora, essa exibição chega associada a uma pauta educativa e formativa contra a transfobia.
Resumo
O quê: exposição G.i.l.e.t.e, da artista Gabi Assusção
Onde: Fotogaleria Virgílio Calegari, 7º andar da CCMQ, rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico – Porto Alegre
Visitação: até 29 de setembro, de terça a domingo, das das 10h às 19h
Entrada franca