Pioneira no Banco do Brasil era de Pelotas
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira12 de Dezembro de 2024

Memórias

Pioneira no Banco do Brasil era de Pelotas

Gaúcha trabalhou durante 30 anos na agência do município

Por

Pioneira no Banco do Brasil era de Pelotas
Antiga sede do Banco do Brasil deve começar a ser restaurada este ano (Foto: Jô Folha)

A gaúcha Emma Berg Medeiros se tornou pioneira ao tomar posse como funcionária do Banco do Brasil, em 1924, aos 20 anos de idade. A gaúcha trabalhou durante 30 anos na agência Pelotas, marcando a história do BB.  A bancária morreu aos 102 anos, em 2006.

Emma ingressou no banco através de concurso, que envolvia questões de português e matemática, além da prova de datilografia. Após, o BB passou vários anos sem oferecer vagas para mulheres. Em 1969, uma portaria autorizou a entrada de novas escriturárias no banco.

Ao longo de sua carreira, Emma ocupou os cargos de Gerente de Carteira de Cobrança e de Gerente de Ordens de Pagamento, aposentando-se nesta função em 1954, como titular da mesma agência, que funcionava no prédio próprio, inaugurado em 1928, na praça Coronel Pedro Osório esquina com a rua 15 de Novembro.  A bancária era casada com Plínio Salles Medeiros, proprietário da agroindústria conserveira, A Sem Rival, que funcionou em Pelotas entre 1905 e 1958, aproximadamente. 

Prédio aguarda restauro

No antigo prédio ocupado pelo Banco, na diagonal do paço municipal, funcionou também a Secretaria de Finanças. O prédio abrigará a Escola de Gastronomia do Senac, a partir de projeto financiado pelo programa Iconicidades, do governo do Estado. Está prevista para este segundo semestre a obra de restauro da cobertura. 

 

Fontes: tese Patrimônio Agroindustrial: Inventário das fábricas de compotas de pêssego na área urbana de Pelotas (1950-1990). Inventário do Patrimônio Agroindustrial Urbano do Setor Conserveiro de Compotas de Pêssego de Pelotas, de Alcir Nei Bach (UFPel); https://paulofranke.blogspot.com/; https://blog.bb.com.br/

Acompanhe
nossas
redes sociais