Lançado no sábado (17), o documentário O segredo dos túneis de Porto Alegre, produzido pelo Palácio Piratini, vai atrás de uma lenda urbana que dá como certa a existência de galerias subterrâneas interligadas que teriam como ponto central o subsolo da sede do Executivo. A direção e a criação é do pelotense Mateus Gomes, diretor-executivo de gestão do Complexo Palácio Piratini. O audiovisual tem 32 minutos e está disponível no Youtube.
A obra traz depoimentos de sete convidados que discutem a possibilidade de existência da rota misteriosa. O lançamento integrou a Semana do Patrimônio. Para construir a narrativa, a produção retoma os relatos e registros mais famosos sobre a lenda, ao mesmo tempo em que aborda temas que se relacionam ao assunto, como a formação de Porto Alegre, a evolução urbana da capital gaúcha e a Campanha da Legalidade, na figura de Leonel Brizola.
A ideia de abordar esse assunto surgiu a partir de questionamentos de muitas das pessoas que visitam o Piratini. “Um dos assuntos mais abordados pelos nossos visitantes é sobre a existência de túneis subterrâneos ligando o Palácio a outros prédios, sabendo que essa é uma história que gera interesse coletivo, resolvemos investigar e produzir um material em audiovisual para apresentar às pessoas uma posição sobre o caso”, explica Gomes.
Esse é o terceiro documentário sobre temas históricos que envolvem o Palácio. “É uma maneira da gente aproximar as pessoas desta casa”, comenta o diretor.
Assista
O quê: documentário O segredo dos túneis de Porto Alegre, produzido pelo Palácio Piratini
Onde: Youtube no canal @palaciopiratini
Direção e criação: Mateus Gomes