Brasil enfrenta o Brasiliense em busca de um milagre para avançar de fase
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira12 de Dezembro de 2024

Série D

Brasil enfrenta o Brasiliense em busca de um milagre para avançar de fase

Atrás no confronto das oitavas de final, Xavante tenta neste domingo, às 15h30min, uma improvável classificação

Por

Brasil enfrenta o Brasiliense em busca de um milagre para avançar de fase
Rubro-Negro precisará vencer por no mínimo três gols (Foto: Ítalo Santos)

O Grêmio Esportivo Brasil precisa escrever um dos capítulos de maior superação dentro de campo dos seus 112 anos de história para conseguir reverter a desvantagem de três gols contra o Brasiliense e avançar às quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. No jogo de ida, no Bento Freitas, o Xavante perdeu por 4 a 1 e necessita de uma reviravolta na Boca do Jacaré, em Taguatinga, no Distrito Federal.

No duelo das 15h30min deste domingo (18), o Rubro-Negro tem que vencer por três gols de diferença para levar aos pênaltis ou a partir de quatro para conquistar a classificação nos 90 minutos. O gol como visitante não é critério de desempate. Nesta fase as partidas contam com a tecnologia do VAR para auxiliar a arbitragem.
Para o torcedor do Brasil que for ao jogo, os ingressos custam R$ 5 e podem ser adquiridos na bilheteria do estádio.

Possíveis mudanças

Em Brasília desde a manhã da sexta-feira, o elenco xavante apenas descansou e fez neste sábado o último trabalho antes da partida. Como é de costume, o Brasil não divulgou a lista de relacionados, mas é possível garantir que o goleiro Jacsson será ausência. Ele recebeu alta hospitalar durante a semana após ser internado com problema pulmonar, mas a recuperação exigirá mais tempo. Thierry deve seguir como o titular da função.

Quem tende a ficar de fora é o volante Araújo. O camisa 5 está com um problema muscular. O técnico Marcelo Caranhato disse em entrevista coletiva na quinta-feira ser “pouco viável” a ida dele a Brasília. Já o lateral-esquerdo Matheus Marques ainda passará por um teste para a verificação de sua situação. Ele não joga desde a vitória sobre o Concórdia, em 21 de julho.
Quem também está fora, mas não vinha sendo titular, é o lateral-direito Danilo. Ele sofreu uma lesão na jogada que originou o terceiro gol do Brasiliense.

Caranhato ainda pode optar por outras modificações na escalação por ordem técnica ou até mesmo tática. O técnico admitiu ter trabalhado algumas outras plataformas durante a semana para tentar surpreender o adversário. Ele citou linha de três, linha de quatro, quatro atacantes, três atacantes e dois meias entre algumas das variações treinadas.

Boa fase longe de casa

O Brasil obrigatoriamente precisa vencer como visitante e desta vez com grande margem de gols para avançar de fase. Atuando longe do Bento Freitas na Série D, os números do Xavante não são bons. Foram apenas duas vitórias, três empates e três derrotas. Porém, nas últimas três partidas fora de casa não perdeu. Venceu Novo Hamburgo e Água Santa e empatou com o Barra. Nestes três jogos marcou seis gols.

Os números do sistema ofensivo desde a chegada de Caranhato fazem o treinador ter esperança na improvável classificação. “Talvez, chegando no último terço do jogo, a gente precise de dois gols. E aí gente está no páreo”, projetou. Lucão é a grande esperança de gols para o Rubro-Negro. O centroavante marcou seis vezes na competição em 11 jogos. É o artilheiro do Brasil na temporada.

Por outro lado, o Brasiliense ainda não perdeu atuando na Boca do Jacaré. Em oito jogos são seis vitórias e dois empates. Contra o Real Noroeste, na segunda fase, o time da capital federal entrou em campo com uma vantagem de dois gols no jogo de volta, mas em poucos minutos sofreu dois gols. A equipe buscou o empate e conseguiu a classificação.

Meia do Brasiliense pode ser ausência

O Brasiliense deve ter um desfalque importante para enfrentar o Brasil. O meia Nenê Bonilha foi substituído no primeiro tempo do jogo do Bento Freitas com uma lesão. O clube não informou o motivo e nem a situação clínica. No duelo da semana passada, Gui Mendes entrou no seu lugar. Ele é um extrema de origem, mas contra o Xavante atuou como meia. O técnico Luiz Carlos Winck deve manter o restante da equipe que venceu por 4 a 1.

Chances de permanecer

Com grandes chances de realizar agora o último jogo da temporada, Marcelo Caranhato falou pela primeira vez publicamente sobre a possiblidade de renovar o contrato para comandar a equipe no Gauchão de 2025. O treinador confirmou o interesse, mas apenas depois da Série D conversará sobre o tema com a direção.

“A gente ainda não conversou sobre o assunto [renovação]. A direção canalizou toda a energia para a reta final da Série D. É muito gratificante a aprovação do torcedor, e é difícil ter essa aprovação toda dentro de um clube como o Brasil. […] Lógico que se tem interesse em permanecer. Gostei muito daqui, fui muito bem recebido. É um clube que a gente se identifica muito. A gente vai depois sentar para conversar. Espero que seja mais lá na frente, porque a intenção é passar do Brasiliense”, disse. O Brasil terá processo eleitoral para presidente, provavelmente em setembro.

Mudança de técnico após jogo de ida

No fim de semana também serão definidos os outros sete classificados para as quartas de final. Uma curiosidade é que o Manaus optou por trocar de técnico após empatar o jogo de ida contra o Iguatu (CE) em 2 a 2. O time amazonense vencia por 2 a 0, em casa, mas sofreu dois gols na reta final, sendo o segundo nos acréscimos. O resultado frustrante custou o emprego de Renatinho Potiguar. O substituto é o gaúcho Cristian de Souza.

Cristian foi anunciado na semana passada como técnico do Guarany de Bagé para o Gauchão 2025. Em postagem em rede social, o treinador afirmou que comandará o Manaus apenas na Série D.

Emparceiramentos das quartas de final

Os duelos das quartas de final serão definidos com base no aproveitamento dos oito classificados, contando também a primeira e a segunda fases da Série D. O time com mais pontos enfrentará a equipe com menos pontos e assim por diante (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º).

No momento, entre as 16 equipes das oitavas, o Brasil é o 13º com 27 pontos. O Xavante não tem mais chances de definir as quartas de final no Bento Freitas em caso de classificação em Brasília. O time de melhor campanha até o momento é o Maringá com 41 pontos.

Cenários

Brasil vence por um ou dois gols: ELIMINADO

Brasil vence por três gols: PÊNALTIS

Brasil vence por quatro ou mais gols: CLASSIFICADO

Jogos de volta

Sábado

15h | Nova Iguaçu x Inter de Limeira (ida:0x0)

16h | Manauara x Retrô (0x2)

16h30min | Porto Velho x Itabaiana (2×2)

18h | Iguatu x Manaus (2×2)

Domingo

15h30min | Brasiliense x Brasil (4×1)

16h | Treze x Altos (1×0)

16h30min | Anápolis x Cianorte (2×1)

18h30min | Maringá x Portuguesa (1×3)

Prováveis escalações

Brasiliense: Matheus Kayser; Netinho, Keynan, Igor Morais e Márcio Duarte; Gabriel Galhardo, Tarta e Gui Mendes (ou Nenê Bonilha); Joãozinho, João Santos e Patryck. Técnico: Luiz Carlos Winck.

Brasil: Thierry; Samoel Pizzi, Lopes, Maurício Moraes e Mário Henrique; Lissandro, Maurício, Matheus Guimarães, Rafael Holstein e Adriano Klein; Lucão. Técnico: Marcelo Caranhato.

Horário: 15h30min.

Transmissão: TV Xavante.

Árbitro: Arthur Gomes Rabelo (ES).

Local: Boca do Jacaré.

Acompanhe
nossas
redes sociais