O contrato de elaboração do projeto final e execução das obras de construção da segunda ponte internacional entre Jaguarão (Brasil) e Rio Branco (Uruguai) foi assinado. Os trabalhos devem iniciar ainda neste mês. O anúncio foi feito no Diário Oficial da União e o vencedor foi o consórcio liderado pela empresa Cidade Ltda. A licitação havia sido aberta há mais de um ano.
De acordo com o documento, a empresa irá elaborar o projeto básico e executivo, execução das obras e demais operações necessárias para a construção da segunda ponte internacional, na BR-116, o que inclui o acesso do lado brasileiro. O valor do contrato é de R$ 210 milhões, com vigência de quatro anos.
Em audiência com o deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT), o diretor-geral do Dnit, Fabrício Galvão, disse que após a assinatura do contrato começam os primeiros serviços. Segundo o diretor, esta é uma contratação integrada e uma empresa vai fazer um projeto executivo para detalhar o que há no local. É preciso ainda passar pela etapa de licenciamento ambiental.
A reportagem tentou, via assessoria, obter atualizações do andamento do processo, mas não houve retorno.
Impactos regionais
A construção desta segunda ponte é uma demanda histórica, e terá um impacto bastante positivo na região, avalia o deputado, já que deve melhorar o fluxo de pessoas e de cargas entre Brasil e Uruguai, além de fortalecer o turismo e as relações bilaterais. A construção da estrutura, que ficará ao lado da internacional Ponte Mauá, construída em 1930, foi tema de reunião em janeiro de 2023 entre o presidente Lula (PT) e o presidente do Uruguai Luís Lacalle Pou. Para melhorar o trânsito, com a nova ponte, o tráfego de caminhões pesados na via existente será desativado.
A ponte
A nova ponte sobre o rio Jaguarão fica na BR-116 e terá 419 metros de extensão. Somada aos trechos de acesso, totalizará 19,5 quilômetros de rodovia. O investimento total está estimado em R$ 500 milhões com a possibilidade da geração de 400 empregos diretos na Zona Sul.