Centro de Letras e Comunicação da UFPel completa 40 anos

Educação

Centro de Letras e Comunicação da UFPel completa 40 anos

História é marcada pela formação de professores e jornalistas

Por

Atualizado segunda-feira,
12 de Agosto de 2024 às 14:05

Centro de Letras e Comunicação da UFPel completa 40 anos
Centro passou a ter sede fixa no campus Anglo em 2010 (Foto: Jô Folha)

O Centro de Letras e Comunicação (CLC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) completa 40 anos de história nesta segunda-feira (12). A trajetória é marcada pela formação de professores para atuar na educação básica e, desde 2010, também jornalistas. Ao longo do semestre, será celebrado o resgate de memórias do CLC, tanto do espaço físico como de projetos pedagógicos.

“Especificamente os cursos de Letras, que existem há mais tempo do que o Jornalismo, têm uma contribuição direta com a sociedade, porque a gente forma, dentro de uma universidade pública, professores para atuar na educação básica, tanto de língua portuguesa como de língua estrangeira. São 40 anos formando profissionais para atuar na educação básica, para formar cidadãos”, afirma a diretora do CLC, Vanessa Damasceno.

De acordo com a professora de jornalismo da UFPel, Michele Negrini, na origem do curso os primeiros docentes vieram das Letras. “No CLC, deu-se toda a gestação e o nascimento do curso de Jornalismo”, menciona. “É um momento de celebração do centro que nos deu bases. É um momento de comemorar toda uma história deste centro, que tem um papel tão significativo na formação de professores e de jornalistas, duas profissões essenciais para a sociedade”, conclui.

Estrutura

O centro passou a ter uma sede própria apenas em 2010, quando mudou-se para o Campus Porto (Anglo). “Isso foi um marco para nós. Depois de percorrer vários prédios, a gente teve uma sede própria da universidade. Ainda não é o que gostaríamos em função do nosso tamanho, mas foi a partir de 2010 que a gente conseguiu sair de [diferentes] lugares”, comemora Vanessa.

Integração entre cursos

O estudante do 5º semestre do curso de Jornalismo da UFPel, Lorenzo Bonone, de 21 anos, aponta que o CLC promove eventos envolvendo todos os cursos. “Apesar de serem cursos que estão ligados à língua portuguesa, à comunicação, ainda assim acho importante essa promoção porque a gente não tem contato direto com Letras. […] Esses eventos desenvolvem uma integração e ao mesmo tempo envolvem uma questão de apuração para os nossos projetos, oportunidades e torna um pouco mais leve”, considera.

História

A história do CLC inicia com o primeiro curso de graduação em Letras da UFPel. No começo, a formação ganhou variedade linguística, mas ocorria apenas na modalidade licenciatura. Com o passar dos anos, e a partir do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) de 2004, houve a proposição do curso também no formato bacharelado. A partir de 2010, a Faculdade de Letras passou a ser Centro de Letras e Comunicação, atendendo o objetivo de ampliar a oferta de vagas e criar novos cursos.

Acompanhe
nossas
redes sociais