Cesta básica apresenta redução de 4,51% em julho
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira19 de Setembro de 2024

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Cesta básica apresenta redução de 4,51% em julho

No período, tomate, cenoura e ovos de granja foram os itens com maior decréscimo

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Cesta básica apresenta redução de 4,51% em julho
A pesquisa também aponta redução no valor da cesta básica para uma pessoa. (Foto: Jô Folha)

Pesquisa realizada pelo Serviço de Educação ao Consumidor do Procon Pelotas aponta redução de 4,51% no preço da cesta básica de julho. Composta por 51 produtos, passou de R$ 1.253,89 em junho para R$ R$ 1.197,39. Os principais responsáveis pela redução foram o tomate, com queda de 51,24%; a cenoura, com redução de 45,95%; os ovos de granja, 22,77% mais baratos; o desinfetante, que recuou 21,31% e a cebola, que pode ser encontrada custando até 20,11% a menos.

Apesar da redução em julho, alguns produtos da cesta tiveram alta como o sabão em barra (26,57%); o sal de cozinha (19,91%); o presunto magro fatiado (14,54%); o pão francês (14,22%) e o leite longa vida integral (8,26%).

A pesquisa também aponta redução no valor da cesta básica para uma pessoa. Composta por 13 itens (carne, leite, feijão, arroz, farinha, batata, tomate, pão francês, café em pó, banana, açúcar, óleo e manteiga), passou de R$ 638,61 em junho para R$ 613,24 em julho, queda de 3,98%.

Redução tímida

A aposentada Dilva Cardoso, que costuma pesquisar preços em diferentes supermercados, ainda não sentiu a redução dos preços no bolso. “O único produto que eu observei diminuição no valor foi o ovo. O tomate por estar muito caro há bastante tempo eu como só de vez em quando”, comenta. A percepção da manutenção dos preços altos também é compartilhada pela corretora de imóveis Rose Teixeira. “Eu percebi uma redução significativa no pós-enchente, mas depois disso os preços estabilizaram e continuam altos”, avalia.

De acordo com o encarregado do hortifrutigranjeiro de um supermercado, Tiago Moura, mesmo com a redução no valor total do cesto básico, as vendas seguem tímidas no setor da mercearia. Entretanto, já no setor de hortifruti a empresa já constata crescimento significativo. “Tivemos acréscimo de cerca de 50% nas vendas do tomate e da cebola; o ovo (que é um dos carros chefes da loja na parte de promoções) aumentamos em 30%”, avalia.

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