O governo Paula Mascarenhas (PSDB) teve 11 trocas em secretarias e cargos de primeiro escalão em 2024 até agora. As principais mudanças foram em razão de gestores que deixaram o cargo para concorrer ou para contemplar partidos aliados.
- O partido que recebeu mais cargos foi o PP, que assumiu as secretarias de Educação (Smed) e Assistência Social (Sas), além da Assessoria Especial de Reconstrução.
- O Republicanos também foi atendido, e ocupa a secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh).
Tanto PP quanto Republicanos embarcaram no governo neste mês e vão compor a coligação do PSDB em torno da candidatura de Fernando Estima à prefeito.
No caso da Sas, Tiago Bündchen (UB) foi substituído por Edmar Mesquita (PP). A Smed passou por três chefias esse ano. Adriane Silveira (PSDB) deixou a pasta para ser candidata a vereadora e foi substituída por Adriane Esperança como interina até Marcelo Aldado (PP) ocupar o cargo neste mês.
A Sarh também está em seu terceiro chefe este ano, agora com Lúcio Janes, presidente do Republicanos. Antes, passaram pela pasta Matheus Castilho e José Francisco Conceição.
Outras
O vice-prefeito Idemar Barz (PSDB) deixou a secretaria de Desenvolvimento Rural para concorrer a vereador. A secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana foi assumida pelo presidente do PSD, Daniel Mussi.
A Saúde também teve mudanças e foi assumida por Rosana van der Laan após Roberta Paganini deixar o cargo. Embora tanto Roberta quanto Rosana sejam do quadro técnico, o marido de Rosana, Luiz Fernando van der Laan, é membro da executiva do PSDB e assessor especial do governo.
A Guarda Municipal foi assumida pela servidora Cíntia Aires após José Apodi Dourado (UB) deixar o cargo para concorrer a vereador. No programa Bairro Empreendedor, o assessor especial Maurício Martins (PSDB), que é primo do governador, deixou o cargo para concorrer ao legislativo.
Já a assessoria especial de Reconstrução foi criada este mês e é gerida por Igor Brignol (PP). Há também a assessoria especial de Governança Executiva, criada em janeiro e chefiada por Miguel Medina (MDB), pré-candidato a vereador.
Autarquias
Sanep e Coinpel também passaram por mudanças. No Sanep, Michele Alsina (UB) deixou a chefia para disputar as eleições como candidata a vice-prefeita.