Trocas em secretarias atendem aliados do PSDB
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Sexta-Feira22 de Novembro de 2024

Governo

Trocas em secretarias atendem aliados do PSDB

Onze cargos tiveram mudanças neste ano

Por

Trocas em secretarias atendem aliados do PSDB
PP embarcou no governo e assumiu três cargos (Foto: Michel Corvello)

O governo Paula Mascarenhas (PSDB) teve 11 trocas em secretarias e cargos de primeiro escalão em 2024 até agora. As principais mudanças foram em razão de gestores que deixaram o cargo para concorrer ou para contemplar partidos aliados.

  • O partido que recebeu mais cargos foi o PP, que assumiu as secretarias de Educação (Smed) e Assistência Social (Sas), além da Assessoria Especial de Reconstrução. 
  • O Republicanos também foi atendido, e ocupa a secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh).

Tanto PP quanto Republicanos embarcaram no governo neste mês e vão compor a coligação do PSDB em torno da candidatura de Fernando Estima à prefeito.

No caso da Sas, Tiago Bündchen (UB) foi substituído por Edmar Mesquita (PP). A Smed passou por três chefias esse ano. Adriane Silveira (PSDB) deixou a pasta para ser candidata a vereadora e foi substituída por Adriane Esperança como interina até Marcelo Aldado (PP) ocupar o cargo neste mês.

A Sarh também está em seu terceiro chefe este ano, agora com Lúcio Janes, presidente do Republicanos. Antes, passaram pela pasta Matheus Castilho e José Francisco Conceição.

Outras

O vice-prefeito Idemar Barz (PSDB) deixou a secretaria de Desenvolvimento Rural para concorrer a vereador. A secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana foi assumida pelo presidente do PSD, Daniel Mussi.

A Saúde também teve mudanças e foi assumida por Rosana van der Laan após Roberta Paganini deixar o cargo. Embora tanto Roberta quanto Rosana sejam do quadro técnico, o marido de Rosana, Luiz Fernando van der Laan, é membro da executiva do PSDB e assessor especial do governo.

A Guarda Municipal foi assumida pela servidora Cíntia Aires após José Apodi Dourado (UB) deixar o cargo para concorrer a vereador. No programa Bairro Empreendedor, o assessor especial Maurício Martins (PSDB), que é primo do governador, deixou o cargo para concorrer ao legislativo. 

Já a assessoria especial de Reconstrução foi criada este mês e é gerida por Igor Brignol (PP). Há também a assessoria especial de Governança Executiva, criada em janeiro e chefiada por Miguel Medina (MDB), pré-candidato a vereador.

Autarquias

Sanep e Coinpel também passaram por mudanças. No Sanep, Michele Alsina (UB) deixou a chefia para disputar as eleições como candidata a vice-prefeita.

Acompanhe
nossas
redes sociais