O mês de julho se despede com grandes oscilações na temperatura. Enquanto na madrugada desta terça-feira (30) pode registrar mínima de 1ºC, a máxima na quinta-feira, 1º de agosto, está prevista para 29ºC em algumas regiões do Estado.
Passa pelo Estado uma massa de ar frio de trajetória marítima, associada a um centro de alta pressão no Atlântico que dará espaço para uma intensa corrente de jato em baixos níveis (JBN) formado na Argentina e depois no Uruguai, trazendo muito ar quente para o Rio Grande do Sul no final de semana.
Pelo boletim do Centro de Pesquisa e Previsões Meteorológicas da UFPel (CPPMet), o centro de alta pressão que se deslocou da Argentina para o Uruguai nesta segunda trouxe uma massa de ar frio e seco sobre a Campanha e Zona Sul.
Ela avançou com maior intensidade pela metade sul ao longo do dia, deixando o céu claro e ensolarado. As temperaturas mínimas esperadas na maior parte do Estado ocorrerão à noite, mesmo com condições de nebulosidade distintas.
Para esta terça-feira, a previsão é de céu claro com períodos de poucas nuvens e condições para a ocorrência de geada. A temperatura mínima deve variar entre 1°C a 10°C e as máximas de 14°C a 16°C.
Outro veranico
A partir de quarta, conforme aponta o boletim técnico da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), a massa de ar seco faz o tempo seguir firme, com sol entre poucas nuvens sobre todo território gaúcho. Esse fenômeno faz o ar frio perder forças e as temperaturas mínimas ficam mais altas comparadas ao dia anterior, variando entre 7 e 14°C. As máximas ficam entre 20ºC e 26°C.
Pela previsão do MetSul, a temperatura vai subir acentuadamente no RS, especialmente a partir de quinta-feira, quando muitas cidades devem superar 25ºC durante a tarde, com alguns locais já se aproximando da marca dos 30ºC.
As tardes de sexta e sábado devem ser as mais quentes da semana com máximas perto e acima de 30ºC em vários municípios, incluindo Porto Alegre e região Metropolitana. Algumas localidades podem anotar máximas tão altas quanto 31ºC a 33ºC com sensação de tempo abafado.