O público da Fenadoce vai conhecer nesta sexta-feira (26) mais um produto da Zona Sul do Estado voltado ao turismo e ao desenvolvimento regional. É o roteiro Serra dos Tapes – Um Lugar de Caminhos, que explora o que há de mais bonito no interior de sete municípios, além da cultura, história e gastronomia de cada localidade.
Com paisagens que prometem tirar o fôlego dos turistas, o destino turístico chega em uma momento estratégico para atrair quem visita a Feira Nacional do Doce e deseja permanecer na região. O lançamento está marcado para às 17h, no palco da Praça dos Doces.
São sete roteiros distintos, localizados em áreas da serra da região e que leva o nome de Tapes, um antigo povo originário que ocupava os espaços e souberam preservar a natureza e seus ricos detalhes, além de deixar como legado o modo simples de vida e a hospitalidade.
União de esforços tornou projeto possível
A gestora de projetos do Sebrae/RS, Jussara Argoud, conta que há tempos se trabalha com esses empreendedores na oferta de produtos turísticos, mas agora há uma união de esforços, com estratégia de divulgação. “A cultura preserva o homem do campo e sua relação com a natureza. Esses empreendedores sabem que eles têm uma região de serra para ofertar, com clima favorável. A estratégia de promoção conjunta é para que possam chegar a uma instância de governança regional única desse território, podendo se fortalecer e buscar novas parcerias, sem depender tanto de governos.”
Jussara destaca que desde o início do trabalho ficou claro que os grupos precisavam se organizar dentro de territórios, pois de Barra do Ribeiro até o extremo Sul é uma grande área, com 33 municípios, e cada um com características próprias. A proposta, então é cruzar o coração da Zona Sul do Estado, circulando pelos sete municípios da Serra do Tapes (Arroio do Padre, Turuçu, Pelotas, Piratini, Morro Redondo, Canguçu e São Lourenço do Sul) para conhecer a riqueza do bioma Pampa e o último vestígio de Mata Atlântica, além da arquitetura colonial.
Os interessados terão ainda a experiência de degustar produtos feitos de forma artesanal, sendo muitas receitas de antepassados, além de passear por trilhas ecológicas, passeios e visitas a propriedades rurais, incluindo olivais e sítios de lazer, além de eventos histórico-culturais e gastronômicos.
Confira os caminhos que integram a Serra dos Tapes:
• Belos Caminhos de Arroio do Padre;
• Caminho Pomerano, São Lourenço do Sul;
• Doces Caminhos Rurais, Pelotas;
• Encenação Farroupilha, Piratini;
* Morro de Amores, Morro Redondo;
• Olivais da Serra dos Tapes, Canguçu;
• Sabores e Belezas, Turuçu.