Pelotas e região terão três dias de veranico de julho. Nesse período, as mínimas ficarão em torno de 12º C e as máximas vão atingir 23º C, o que para a estação do inverno não é comum. Entretanto, a nebulosidade na região litorânea não dará espaço para o sol, que aparecerá somente na quarta-feira (24). O calor fora de época vai anteceder a chuva e o retorno do frio na próxima semana.
O meteorologista do Centro de Pesquisa e Previsão Meteorológica da Universidade Federal de Pelotas (CPPMet/UFPel), Eliton de Lima Figueiredo, explica que as áreas mais afastadas do oceano, naturalmente fazem mais calor todo o ano, como o Oeste e Noroeste do RS. As regiões litorâneas ficam sob o efeito de nevoeiros.
“Na quarta (24), abre sol, mas chove já na madrugada de quinta (25), não sendo muito volumosa”, disse o especialista. Como o CPPMet trabalha com a previsão de três dias, ainda não se tem dados para sexta-feira (26), mas há possibilidade de o frio voltar, sendo que a máxima não deverá passar dos 12ºC em Pelotas.
O que tem causado essa oscilação no tempo é a atuação da alta pressão atmosférica. Pelo Boletim Técnico da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), hoje terá nevoeiro em áreas da metade Sul. As temperaturas mínimas variam entre 7ºC e 16°C. No decorrer do dia, um sistema de alta pressão favorece o tempo estável com sol entre poucas nuvens sobre a maioria das regiões e as temperaturas da tarde ficam em torno dos 23 ºC aos 27 °C, mantendo-se abaixo dos 20 °C no Litoral, devido ao predomínio da nebulosidade.
A manhã de terça-feira (23) inicia com nevoeiro na Costa Doce e Sul, mas que gradualmente se dissipa e o sol entre poucas nuvens volta a predominar sobre o território gaúcho, devido à alta pressão. As temperaturas da manhã variam entre 10 ºC e 17 °C. Já à tarde sobem mais em comparação aos dias anteriores, ficando em torno dos 23 ºC aos 29 °C. Ao longo da noite, a condição para chuviscos/chuva fraca retorna sobre as áreas próximas ao Uruguai, devido à aproximação da frente fria.