Brigada Militar conta com mais 63 novos capitães
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira19 de Setembro de 2024

Formatura

Brigada Militar conta com mais 63 novos capitães

A formatura do Curso Superior Policial Militar (CSPM) 2022-2024 foi neste sábado à tarde

Por

Brigada Militar conta com mais 63 novos capitães
Formandos realizaram a devolução dos Espadins Tiradentes que estiveram sob sua guarda durante o período do curso - Foto: Rodrigo Ziebell/GVG

A Brigada Militar realizou, neste sábado (20), a formatura do Curso Superior Policial Militar (CSPM) 2022-2024. A cerimônia ocorreu na Academia de Polícia Militar (APM), no bairro Partenon, em Porto Alegre, e contou com a presença do governador Eduardo Leite. O CSPM 2022-2024 incluiu 63 aprovados no concurso para capitão realizado em 2018.

O percurso formativo começou em 28 de julho de 2022 e teve disciplinas sobre temas como técnica policial-militar, planejamento e fiscalização de polícia ostensiva, análise criminal, criminalística, direitos humanos, entre outros. O curso, com carga horária de 2.882 horas-aula, foi supervisionado pelo Departamento de Ensino (DE) da Brigada Militar, coordenado e executado pela APM.

O governador conferiu ao capitão Marlon Oliveira Stefanello da Silva a medalha General Osório. A honraria visa distinguir o oficial, classificado em primeiro lugar no CSPM, com nota 9,82. A solenidade também foi um momento de honrar a memória dos heróis da BM que arriscam a própria vida pela proteção dos gaúchos.

Leite entregou a medalha Estrela de Reconhecimento Grau Ouro para Maria Inês Oliveira e a Eliane Oliveira, mãe e esposa do 2° sargento Fabiano Oliveira, morto em combate a um assalto a carro-forte em Caxias do Sul. Os filhos do sargento, Tales e Heitor, também acompanharam a entrega da medalha. “Nada que dissermos aqui para tentar confortar, as medalhas, as honras e as homenagens, vão ser capazes de arrefecer ou curar a dor que sentem pela perda de um pai, de um filho. Mas esse reconhecimento simboliza a eterna gratidão de todos os gaúchos e gaúchas por esse sacrifício impagável em nome da justiça e da proteção da nossa sociedade”, afirmou o governador.

Dos 63 formandos, oito vieram de outras unidades federativas do Brasil. Os representantes são de locais como Distrito Federal, Minas Gerais, Piauí, Paraná, Rondônia e Santa Catarina. O secretário-adjunto da Segurança Pública, coronel Mário Ikeda, destacou o papel fundamental da Brigada Militar na integração de ações com as demais forças para o alcance das reduções recordes de criminalidade no Estado.

O governador lembrou, ainda, do esforço do Estado no incremento de armamentos, viaturas e tecnologia ao longo dos últimos seis anos, bem como o compromisso na busca por melhorias remuneratórias para as forças da segurança. “Nem sempre vamos conseguir alcançar tudo que nós desejamos, mas nunca deixaremos de perseguir esse objetivo, o devido reconhecimento, o estímulo para que estejam sempre dando o melhor de si na segurança pública, sentindo o respaldo e o respeito do governo”, disse Leite.

Na solenidade, os formandos realizaram a devolução dos Espadins Tiradentes que estiveram sob sua guarda durante o período do curso de formação. A arma representa o idealismo e o destemor, constantemente apregoados na formação dos cadetes, assim como a missão precípua que os mesmos optaram por desempenhar ao ingressar na Brigada Militar de zelar pelo cumprimento da lei.

Acompanhe
nossas
redes sociais