O período das convenções partidárias começa neste sábado (20) e se encerra no dia 5 de agosto. Em Pelotas, os partidos já começam a se mobilizar desde o primeiro dia.
Já pela manhã, o PSDB realiza sua convenção para definir as candidaturas ao executivo e legislativo, quando será confirmado o nome de Fernando Estima ao Executivo.
À tarde, o PSB realiza sua convenção com três possíveis cenários: coligar com o PSDB, de Fernando Estima, coligar com o PT, de Fernando Marroni, ou ter uma candidatura própria, com Tony Secchi.
Também neste sábado, partidos aliados do PT realizam uma plenária da chamada Frente Muda Pelotas. O encontro contará com a presença de representantes do PV, do PCdoB, do PSOL, da Rede e do Avante.
Já no domingo (21), o PDT realizará sua convenção, mantendo a tendência de candidatura própria com o nome do presidente da sigla, Reginaldo Bacci.
Na segunda-feira (22), o PP fará sua convenção onde deverá sacramentar a parceria com a chapa de Fernando Estima. No entanto, também há no partido o grupo que defende uma candidatura própria do ex-prefeito Adolfo Fetter Jr.