Pelotas vence o Glória por 2 a 0 e abre vantagem por vaga na semifinal
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira19 de Setembro de 2024

Divisão de Acesso

Pelotas vence o Glória por 2 a 0 e abre vantagem por vaga na semifinal

Warlei e Christianno marcam na Boca do Lobo e garantem ao Áureo-Cerúleo o benefício de até perder por um gol em Vacaria na quarta-feira

Por

Atualizado terça-feira,
23 de Julho de 2024 às 15:45

Pelotas vence o Glória por 2 a 0 e abre vantagem por vaga na semifinal
Camisa 9 inaugurou o marcador logo aos sete minutos (Foto: Jô Folha)

Foi com o pé direito o primeiro passo do Pelotas nos mata-matas da Divisão de Acesso. Com gols de Warlei e Christianno, o Áureo-Cerúleo fez valer o fator local e bateu o Glória por 2 a 0 durante a tarde deste domingo (14), na Boca do Lobo. Assim, chegará em vantagem para o jogo de volta das quartas de final, às 19h da próxima quarta-feira, em Vacaria.

O time dirigido por Ariel Lanzini poderá até mesmo perder por um gol de diferença no estádio Altos da Glória para se classificar às semifinais. Um empate ou uma nova vitória, evidentemente, confirmariam o Lobo entre os quatro melhores da Série A-2, mantendo-se vivo na disputa por uma das vagas à elite gaúcha de 2025.

Também neste domingo, os confrontos do Veranópolis contra o Inter-SM (cujo ganhador enfrentará quem passar de Pelotas x Glória) e do Lajeadense diante do Passo Fundo foram adiados por conta da chuva na Serra e no Vale do Taquari. Ambos acontecerão às 19h desta segunda-feira. Em Frederico Westphalen, União Frederiquense Monsoon empataram por 1 a 1.

Ariel Lanzini: “Placar bom, mas que nos deixa em alerta”

Divisão de Acesso
Quartas de final

Jogos de ida

Domingo
Pelotas 2 x 0 Glória
União Frederiquense 1 x 1 Monsoon

Segunda-feira (ADIADOS)
19h | Veranópolis x Inter-SM
Lajeadense x Passo Fundo

Jogos de volta

Quarta-feira
19h | Glória x Pelotas
Monsoon x União Frederiquense

Quinta-feira
19h | Inter-SM x Veranópolis
Passo Fundo x Lajeadense

Cruzamentos das semifinais

  • Pelotas ou Glória x Veranópolis ou Inter-SM
  • Lajeadense ou Passo Fundo x União Frederiquense ou Monsoon

Kriguer ganha vaga, e adversário chega com surpresas

A novidade entre os 11 titulares do Pelotas foi Kriguer. O meio-campista começou como volante em dupla com Christianno. Assim, Alysson Caucaia deixou a equipe. Em entrevistas coletivas, o técnico Ariel Lanzini chegou a citar que Kriguer garante mais qualidade no passe do que o companheiro.

Mais à frente, Marcelinho retornou de suspensão e naturalmente ocupou vaga na ponta esquerda. Fauver Frank, pela direita, e Vitor Júnior, na meia central, completaram o quarteto ofensivo comandado pelo centroavante Warlei. Como principais opções no banco, o meia Clayton e o atacante Léo Ferraz. Por uma entorse no tornozelo, o meia Arthur Vanzela ficou de fora dos relacionados.

Já o Glória teve uma escalação diferente do esperado. O centroavante foi Wesley Pacheco, 34 anos, ex-Brasil. Wilsinho, atacante de velocidade, também iniciou jogando no 4-2-3-1 do técnico Carlos Moraes. Cotados para titularidade, o meia Xandy e o atacante Gabriel Barcos ficaram entre as alternativas no banco de reservas.

Aplausos no intervalo

O maior público da temporada na Boca do Lobo aplaudiu a performance do time quando o árbitro Rafael Klein, gaúcho do quadro da Fifa, encerrou a etapa inicial. Depois dos primeiros 45 dos 180 minutos da eliminatória, a vantagem áureo-cerúlea era grande: dois gols. Se o Glória tomou a iniciativa em boa parte do jogo, o Pelotas foi muito eficiente nas conclusões.

A primeira ocasião partiu do adversário. Aos dois minutos, Wesley Pacheco recebeu de Vinicius Baiano na área e bateu para defesa de Allan Thiago. O Lobo, com as linhas mais baixas, aproveitou um vacilo do rival logo em seguida para inaugurar o placar. Aos sete, Vitor Júnior pressionou e Daros cedeu. A bola se ofereceu a Christianno, e o passe do volante achou Warlei. Na cara do goleiro Jorge, o camisa 9 mostrou frieza e fez 1 a 0.

O gol deu tranquilidade ao time de Ariel Lanzini. A equipe de Vacaria só conseguiu ameaçar antes do intervalo em dois cabeceios do zagueiro Léo Kanu, ex-Pelotas. Ambos foram para fora. O panorama da partida favorecia quem tinha a vantagem, mesmo que pequena. E ela aumentou aos 34 minutos. Fauver Frank observou a infiltração de Christianno dentro da área. O volante fez a leitura correta do espaço aberto e fuzilou o goleiro: 2 a 0.

Cartões geram substituições

Três trocas aconteceram para a etapa final. Dois jogadores que saíram estavam amarelados. Do lado do Lobo, Ariel Lanzini tirou Kriguer e colocou Caucaia. Carlos Moraes, do Glória, sacou o zagueiro Wendel e o volante Lucas Hulk – este último com cartão – para as entradas do volante Marlon Bica, que entrou para atuar de zagueiro, e do meia Xandy.

Nesse cenário, Rafael Klein teve mais trabalho em poucos minutos no segundo tempo – mais do que a etapa inicial inteira. Vitor Júnior foi advertido logo de cara. Em seguida, Christianno cometeu falta forte ao levantar demais o pé em dividida com Vinicius Kiss. O jogador do Pelotas pediu desculpas imediatamente, e vários atletas do Glória pediram a expulsão. Ficou só no cartão amarelo para o volante.

Pressão adversária

Mais ofensivo, o Leão da Serra passou a impor ao Lobo uma dificuldade antes não vista. Marlon Bica acertou o travessão e, na sequência do lance, cabeceou no lado externo da rede. Pouco depois, Adryel tirou uma bola na pequena área e Wesley Pacheco desperdiçou chance claríssima no rebote, com Allan Thiago já batido.

A comissão técnica azul e ouro, então, voltou a tirar de campo um jogador pendurado com cartão amarelo. Christianno saiu para o ingresso de Fernando Júnior. Assim, Adryel foi deslocado para o meio-campo, virando volante ao lado de Caucaia – algo inédito na competição.

O Pelotas até ameaçou em chute forte de Marcelinho, para fora, mas mal superava a linha central com a posse. Já com Léo Ferraz e Clayton nos lugares de Warlei e Vitor Júnior, o Áureo-Cerúleo voltou a ver o rival quase descontar. Aos 32, uma falta batida na direção do gol acabou desviada por Fernando Júnior e explodiu novamente no travessão.

Minutos finais

Com o Glória repleto de jogadores de característica ofensiva, o Lobo tratou de aumentar sua presença na própria área de olho nos minutos decisivos. A quinta e última mexida de Ariel Lanzini foi a saída de Fauver Frank para a entrada de Léo Gaúcho, formando uma linha de cinco defensores, três deles zagueiros.

Léo Ferraz, Caucaia, Adryel e Marcelinho passaram a compor uma segunda linha de marcação com Clayton mais à frente. Nos acréscimos, uma jogada aérea do Pelotas ainda levou perigo. Yuri cabeceou para o meio da área e Heverton quase conseguiu o desvio na segunda trave. Depois, em contra-ataque, Clayton chutou por cima.

Ficha técnica

Pelotas (2): Allan Thiago; Hélder, Yuri, Heverton e Adryel; Kriguer (Caucaia, intervalo), Christianno (Fernando Júnior, 18’ 2T), Vitor Júnior (Clayton, 31’ 2T); Fauver Frank (Léo Ferraz, 40’ 2T), Marcelinho e Warlei (Léo Ferraz, 31’ 2T). Técnico: Ariel Lanzini.

Glória (0): Jorge; Rafael (Gabriel Barcos, 31’ 2T), Léo Kanu, Wendell (Marlon Bica, intervalo) e Rômulo; Daros, Lucas Hulk (Xandy, intervalo), Vinicius Kiss; Wilsinho (Matheus Galo, 44’ 2T), Vinicius Baiano e Wesley Pacheco (Danilo, 39’ 2T). Técnico: Carlos Moraes.

Gols: Warlei, aos 7’, e Christianno, aos 34’ 1T (P).

Cartões amarelos: Kriguer, Vitor Júnior, Christianno e Fernando Júnior (P); Lucas Hulk, Léo Kanu e Matheus Galo (G).

Árbitro: Rafael Klein.

Local: Boca do Lobo.

Galeria

Acompanhe
nossas
redes sociais