Está aberta, na plataforma Benfeitoria, a campanha de financiamento coletivo para a viabilizar a edição impressa do livro Espaços Públicos de Pelotas – Desenhos e Histórias. A obra, organizada pelas professoras Fernanda Tomiello e Daniele Luckow, conduz o leitor por locais conhecidos da cidade, muitos deles cartões postais que carregam parte importante da cidade, como a Caixa d’Água da praça Piratinino de Almeida. A meta é atingir R$15.789,00 até o final do mês de agosto. As cotas, com suas respectivas contrapartidas dos organizadores, começam com R$38,00.
O livro, que vem sendo construído há uns cinco anos, tem 91 páginas, onde estão distribuídos os espaços em destaque, agrupados por tipo: praças, parques, avenidas, largos, calçadões e orlas. Professora do curso de Arquitetura da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Fernanda é doutoranda do Memória e Patrimônio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), desenvolvendo tese com a temática do livro. Porém o projeto teve início antes do próprio doutorado, nas disciplinas que ministra na UCPel.
Com os alunos de Expressão Gráfica II, a professora trabalhava nas aquarelas e na disciplina de História e Teoria do Urbano, os estudantes produziam pesquisa sobre esses mesmos locais. “Fui repetindo esse projeto em diferentes semestres criando um acervo de desenhos e pesquisas desses locais”, relembra.
No doutorado surgiu a ideia, através do Programa de Apoio às Práticas Patrimoniais, coordenado por Daniele, de transformar esse acervo em uma publicação, tanto para valorizar o trabalho dos alunos quanto para democratizar o conhecimento.
Leitura fluida e fácil
A obra é totalmente ilustrada e os textos curtos saem da linguagem acadêmica e vão ao encontro de uma comunicação mais simples, propiciando uma leitura fluida e fácil. O financiamento coletivo também vai proporcionar que metade dos exemplares impressos sejam doados para bibliotecas e escolas públicas do município.
Esta é uma publicação da editora da UFPel, que também disponibiliza a obra em e-book, no site da editora. “Mas é um livro que a gente quer ter impresso, porque ele também tem uma dimensão de interatividade, para que as pessoas possam desenhar, fazer uma atividade sobre a cidade”, fala Fernanda.
Fique atento
O quê: campanha de financiamento coletivo para a viabilizar a edição impressa do livro Espaços Públicos de Pelotas – Desenhos e Histórias. Participe e doe pelo site da plataforma Benfeitoria.