Só a vitória interessa ao Pelotas contra o Monsoon, às 19h30min deste sábado (6), pela 13ª e penúltima rodada da primeira fase da Divisão de Acesso. Caso não conquiste os três pontos na Boca do Lobo, o Áureo-Cerúleo deixa a zona de classificação às quartas de final no domingo se Lajeadense e Aimoré ganharem suas partidas.
O time do técnico Ariel Lanzini subiu uma posição no grupo B após o empate de quarta-feira diante do Bagé. O jovem meia Arthur Vanzela garantiu o placar de 1 a 1 aos 50 minutos da etapa final, levando o Lobo à terceira colocação da chave. Melhorar o lugar na tabela, porém, não gera tanta tranquilidade assim.
O Pelotas terá pela frente nas partidas finais os dois melhores colocados do grupo – além do Monsoon, enfrentará o líder Inter-SM, fora de casa, na próxima quarta-feira. O Áureo-Cerúleo disputa as duas vagas em aberto com os já citados Lajeadense e Aimoré, que medirão forças na rodada derradeira.
Ingressos estão à venda na Boca do Lobo por R$ 20 até a hora do jogo. O clube organizou uma promoção com entradas por R$ 10 entre quinta e sexta-feira. Sócios em dia têm acesso garantido. Mulheres vestindo a camisa do clube entram gratuitamente no estádio. Cada sócio ou conselheiro pode levar um acompanhante sem custos.
Cobrança em treino
A atividade de véspera do jogo, realizada na noite desta sexta, foi marcada pela presença de um grupo de torcedores áureo-cerúleos. Eles se reuniram com a comissão técnica, os jogadores e alguns dirigentes para cobrar resultados positivos na reta final da Divisão de Acesso.
O meia Vitor Júnior, um dos mais experientes do plantel azul e ouro, pediu a palavra e enfatizou o comprometimento do grupo na luta pelo retorno à elite do futebol gaúcho.
Vitor Júnior volta; Clayton é desfalque
Ainda carregando o status de interino, o treinador Ariel Lanzini fará modificações na equipe titular. O meia Clayton cumpre suspensão por acúmulo de cartões amarelos. Por outro lado, Vitor Júnior retorna após desfalcar o time contra o Bagé pelo mesmo motivo. Lanzini, que não ficou na área técnica diante do Jalde-Negro, é outro a retornar de sanção.
Yuri, Marcelinho, Nicolas Ferri, Vitor Júnior e Heverton estão pendurados com dois cartões amarelos. Principal contratação para a temporada, o atacante Kieza participou de dois jogos e deixou a Boca do Lobo em 22 de junho. Ao menos até o fechamento desta edição, não houve comunicado oficial do clube sobre a situação, e uma rescisão entre as partes ainda não foi publicada no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.
Ramires, como noticiado na sexta, também está de saída. Portanto, Ariel Lanzini terá como volantes de origem Christianno, Kriguer e Alysson Caucaia.
No rival, velhos conhecidos
Algoz do Pelotas em 2023, o Monsoon disputa a Série A-2 pela segunda temporada. Novamente, garantiu a classificação antecipada às quartas de final. O time dirigido por Bruno Coutinho, ex-meia com passagem marcante pelo Lobo, tenta agora assegurar a liderança da chave B de olho nos mandos de campo dos duelos de volta dos mata-matas.
Ex-dupla Bra-Pel, o atacante Léo Bahia marcou cinco gols e lidera a artilharia da competição. O lateral-direito Itaqui, que vem atuando como zagueiro, e o meia Cris Magno também já vestiram a camisa do Pelotas. A equipe de Porto Alegre costuma jogar com três zagueiros, dois alas e quatro meio-campistas de diferentes características para municiar Léo Bahia.
Divisão de Acesso
13ª rodada
Grupo A
Domingo
15h | Passo Fundo x Brasil-FAR
Veranópolis x Gaúcho
Esportivo x Cruzeiro
16h | União Frederiquense x Glória
Grupo B
Sábado
19h30min | Pelotas x Monsoon
Domingo
15h | Bagé x Inter-SM
Futebol com Vida x Lajeadense
Aimoré x São Gabriel
Prováveis escalações
Pelotas: Allan Thiago; Hélder, Yuri, Heverton e Fernando Júnior; Christianno, Alysson Caucaia, Vitor Júnior; Fauver Frank, Warlei e Léo Ferraz. Técnico: Ariel Lanzini.
Monsoon: Max; Morales, Patrick, Itaqui, Cássio e Jô; Yalle e Neko; Victor Lima, Cris Magno e Léo Bahia. Técnico: Bruno Coutinho
Horário: 19h30min deste sábado.
Árbitro: Wagner Echevarria.
Local: Boca do Lobo.