Por Cíntia Piegas
[email protected]
Um novo ciclo para preencher antigos e tradicionais hábitos com o da leitura do jornal impresso. O jornal A Hora do Sul chega a Pelotas e região em uma madrugada fria, em que o minuano abre caminho para o mais novo empreendimento na área de comunicação capitaneada pelo Grupo A Hora , de Lajeado. O carinho percebe-se logo na cada entrega, que se iniciou a uma hora desse dia 6 de julho de 2024, véspera dos 212 anos de Pelotas, consolidando a importância de um veículo impresso que sempre fez parte da cultura regional, ou seja, a leitura matinal e diária de notícias, e mais com informações que venham a agregar ao desenvolvimento da Zona Sul. Foram 20 mil exemplares distribuídos à população em um sábado de muita festa na cidade.
Desde o empenho dos entregadores que abraçaram carinhosamente o impresso, até o feirante da avenida Bento Gonçalves, que queria saber sobre o seu time do coração, o A Hora do Sul, foi a grande novidade. Para a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) “foi a melhor notícia do dia.” Junto com o Grupo A Hora, que acredita na potencialidade da região, os profissionais da comunicação foram às ruas para fazer o chamado corpo a corpo, e conhecer o que o leitor pensa sobre o produto. O retorno chegou em palavras de boa sorte e de agradecimento.
“Que bom! Que bom que vamos ter um jornal de novo. Senti muita falta do impresso, pois era minha rotina acordar tomar café e ler o jornal. Agora vou poder retornar aos meu hábitos”, disse o aposentado Wanderley Albio da Silva, de 93 anos. Como ex-presidente do Grêmio Esportivo Brasil, e diretor da Faculdade de Odontologia da UFPel, se diz um leitor exigente e promete colaborar com sugestões de pautas. Quem abraçava a edição como se fosse um velho amigo que retorna de outra cidade, é a professora aposentada Silva Faller Becker, 83 anos. “Que saudades eu estava de ler um jornal”, disse ela, ao confessar que não é adepta às ferramentas online. O primeiro questionamento é saber como assinar o jornal. “Na minha idade, não posso perder tempo em nada”, brincou.
Impacto
Sem perder tempo, o empresário Flávio Luís Gomes da Silva foi o primeiro assinante do jornal A Hora do Sul. E já fez duas: uma para sua residência e outra para seu empreendimento. A exemplo de Flávio Silva, cerca de cem pessoas já garantiram a chegada diária do impresso só na manhã de sábado.
O diretor editorial e de produtos do Grupo A Hora, Fernando Weiss ficou impressionado com a repercussão. “Caminhando nas ruas e, falando com as pessoas, vimos nos olhos deles o desejo de consumir um jornal”, A dimensão da lacuna que ficou aberta e que o A Hora irá ocupar, veio quando algumas pessoas o abordaram com a intenção de assinar o diário. “É um empreendimento que nasce e vai dar muito certo pelo projeto editorial que projetamos enquanto perfil de jornalismo, pautados nas ferramentas profissionais, na ética, na transparência, na responsabilidade e na disciplina, ser um agente de transformação a serviço do desenvolvimento regional.”