UPA Areal completa oito anos de atuação no Município

Saúde

UPA Areal completa oito anos de atuação no Município

Com a média de oito mil pacientes por mês, Unidade de Pronto Atendimento já realizou mais de meio milhão de atendimentos

Por

UPA Areal completa oito anos de atuação no Município
UPA atende aproximadamente oito mil pacientes por mês. (Foto: Rodrigo Chagas - Ascom)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal completa oito anos em atividade nesta quinta-feira (4). Com funcionamento permanente, 24 horas por dia, o complexo recebe cerca de oito mil pacientes por mês, dispondo de atendimento clínico geral para casos de urgência e emergência. Desde que foi inaugurada, em 2016, a Unidade já registra mais de 517 mil atendimentos à comunidade pelotense. As instalações possuem, ainda, capacidade para quadros adultos e pediátricos.

Atualmente, o complexo desempenha papel crucial nos atendimentos em saúde de Pelotas e dispõe de estrutura formada por três leitos de sala vermelha, quatro leitos de sala amarela, três pediátricos, dois de isolamento e sete poltronas de medicação, além de salas de sutura e de curativos.

“A UPA Areal presta um serviço importantíssimo no setor saúde. Além de funcionar 24 horas por dia, ininterruptamente, essa Unidade dá o suporte necessário ao Pronto Socorro de Pelotas, atendendo pacientes com menor gravidade e atuando como elo entre o PS e a Rede de Atenção Primária. As equipes que atuam no espaço ainda possuem condições de manter os pacientes graves em sua estrutura, até que sejam regulados para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Assim como cumprimentamos os médicos, funcionários e gestores, desejamos que essa estrutura se mantenha forte e siga atendendo os cidadãos cada vez com mais qualidade e humanidade”, disse a secretária municipal de Saúde, Rosana van der Laan.

Quando procurar a UPA

Para evitar espera e deslocamentos desnecessários, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que a população procure os serviços da UPA somente nos casos que de necessidade de atendimentos de urgência e emergência. Para demandas de saúde com menores complexidades, os pacientes devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Acompanhe
nossas
redes sociais