A reitora eleita da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Ursula Rosa da Silva, foi nomeada pelo presidente Lula na última sexta-feira (20) para ocupar o cargo a partir do dia 9 de janeiro. Mestre em Filosofia, doutora em História e em Educação, Ursula é professora do Centro de Artes da UFPel e atualmente é vice-reitora.
Ao lado do vice-reitor Eraldo dos Santos Pinheiro, Ursula saiu vencedora do processo eleitoral mais conturbado e polêmico da UFPel, com uma vantagem estreita, e agora terá pela frente o desafio de pacificar a universidade ao longo dos próximos quatro anos de gestão.
“Este tipo de disputa nos processos eleitorais tem se misturado com os dualismos que temos vivido no país e no mundo. Nosso desafio é trabalhar de forma dialogada e sempre tendo a certeza de que vamos fazer gestão para toda a universidade”, pondera a futura reitora.
Além disso, a nomeação de Ursula representa a consolidação e a permanência do grupo que está à frente da UFPel desde 2017, quando Pedro Hallal assumiu a reitoria, seguido pela atual reitora Isabela Andrade.
Desafios da universidade
Um dos principais desafios imediatos da nova gestão é atender às reclamações dos estudantes quanto à demora e as filas do transporte de apoio da universidade. “Nossa frota chegou a um limite e já estamos vendo alternativas para atender a demanda e evitar filas no transporte de apoio”, afirma.
Entre outras prioridades de gestão, Ursula menciona a necessidade de pequenas obras, o fortalecimento de políticas de permanência através da nova Pró-Reitoria de Ações Afirmativas. Ela também cita dar andamento às obras do Hospital Escola e da clínica da Odontologia, aprovada no novo PAC, o novo hospital veterinário, a piscina da ESEF e a criação de um aplicativo para facilitar o atendimento aos estudantes.
“Ainda temos o desafio da recomposição dos recursos para as universidades públicas, uma luta nacional e que aponta não apenas para recursos mas para uma valorização e investimentos necessários nas nossas universidades”, diz.
Fortalecimento da UFPel
Para seu período como reitora, Ursula afirma que o objetivo é fortalecer a UFPel para responder aos desafios contemporâneos. “Rever nossa estrutura com diálogo com certeza vai nos proporcionar pensar em novos caminhos para a formação das pessoas”, afirma.
“A nova administração da UFPel assumirá a Universidade com um olhar comprometido com a excelência acadêmica, visando consolidar o desenvolvimento integral da instituição por meio do fortalecimento acadêmico, do incentivo à pesquisa e da promoção da inclusão social”, pontua.
Integração regional
A nova reitora destaca a importância de a UFPel estar integrada com o resto da região, em especial nas áreas da saúde, meio ambiente, cultura, inovação e ações de fortalecimento social e econômico. “Temos um compromisso como uma entidade de apoio ao desenvolvimento regional”, disse, afirmando que a futura gestão já tem entrado em contato com os prefeitos da zona Sul.