Consórcio do Transporte coletivo cobra prioridade na pavimentação de ruas
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira19 de Setembro de 2024

Buracos tomam conta

Consórcio do Transporte coletivo cobra prioridade na pavimentação de ruas

A cada chuva na cidade, as linhas precisam ser desviadas por causa das condições das vias

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Atualizado terça-feira,
09 de Julho de 2024 às 12:04

Consórcio do Transporte coletivo cobra prioridade na pavimentação de ruas
Em requalificação desde novembro de 2023, circular pela avenida Herbert Hadler é um desafio aos motoristas. (Foto: Jô Folha)

Priorizar o pavimento da rota do transporte urbano em Pelotas é vista como a solução para os problemas enfrentados pelos usuários toda vez que chove na cidade e as linhas são desviadas. A demanda é antiga e representantes do Consórcio de Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) dizem cobrar do governo municipal.

Conforme a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), porém, não há nenhum projeto à vista para o asfaltamento das ruas que passam os ônibus. A única em andamento é a avenida Herbert Hadler, na zona Industrial, com 53% da obra concretizada.

Na manhã desta segunda-feira (8), operários trabalhavam no nivelamento da via para a colocação de pedras que servirão de base para receber o asfalto. A obra irá aliviar o problema de quem trabalha nas indústrias da região e dependem de ônibus para chegar no horário.

Com um sinal de avanço, a titular da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), secretária Lúcia Amaro, admite que a solução definitiva seria o asfaltamento.

Ela explica que o saibro, dependendo do volume de chuva, sempre precisará de manutenção. No entanto, ela ressalta que a prefeitura, por meio das equipes da SSUI, já recuperou as vias de 95% das linhas afetadas pelas chuvas, fazendo com que os ônibus possam cumprir o itinerário.

Na sexta, por exemplo, a mais prejudicada das linhas, a Z-3, voltou a operar. O trabalho de recuperação começou pelo Laranjal, Recanto de Portugal, Sítio Floresta e seguem nos bairros Jardim Europa e Bom Jesus, onde há bastante desvios (confira cronograma).

Demanda

Para o diretor-executivo do CTCP, Enoc Guimarães, o patrolamento não é suficiente e, depois da enchente de maio, algumas linhas ficaram muito prejudicadas.

O desvio é a única solução, como por exemplo, os buracos ao redor da praça Santo Antônio de Pádua, fez com que a linha Frontino, na vila Gotuzzo, bairro Fragata, deixasse de acessar o início da rua João Carlos Cortelari até a praça, utilizando a Doutor André Dreyfus que está em melhores condições

“A Prefeitura tem pouca estrutura de patrolamento e muita via de transporte urbano na cidade”, comenta Guimarães. Para ele, as emendas parlamentares poderiam ser direcionadas a este propósito.

Realidade

O titular da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Flávio Al Alam, garante que a Prefeitura luta há muito tempo para fazer investimentos de pavimentação nos principais trajetos do transporte coletivo de Pelotas. Segundo ele, hoje o município dispõe de diversos corredores de ônibus completos e compartilhados, com várias baias em concreto, para embarque e desembarque, o que mais afeta a deformação do pavimento. O maior problema no itinerário do transporte coletivo, diz o secretário, ocorre nas vias de saibro e por isso tem uma condição pior de trafegabilidade.

Confiras quais linhas e desvios

Sítio Floresta:

Rua Vereador Paulo Aci Teixeira – rua Sylvio Edemar Potenza – rua Ormindo da Silva – rua Arthur Raubach – rua Abrilino Ferreira até os apartamentos e volta pela Raubach

Gotuzzo:

Não está atendendo a Herbert Hadler de ambos os lados, desviando pela Lisboa e Lifemed.

Frontino (Direita):

Desvio pela rua Doutor André Dreyfus – rua Doutor Miguel Souza Soares – Rua Emílio Ribes – Segue restante do itinerário, seguindo reto pela João Carlos Cortelari.

Bom Jesus esquerda e direita:

Há desvio pela rua Sete, com passagem pela rua Oito, no Loteamento Dunas

Bom Jesus – esquerda:

Sentido centro-bairro: rua Mario Peiruque – rua Quatro.

Sentido bairro/centro: rua Sete – Professor Mário Peiruque – Doutor Boaventura Leite. Sentido bairro/centro: rua Quatro e entra na Ulisses Guimarães para ingressar na rua Oito, até o fim dos apartamentos. Depois manobra e retorna no mesmo percurso.

Vila Princesa:

Avenida Quatro, manobra na Rua Treze e entra na Zumbi

Sanga Funda/Jardim Querência:

Sentido centro/bairro: Avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes – rua Elbio Abreu – Nery Demari Sias –  avenida Um, rua Oito – travessa Manoel Antonio Peres. Retorna pela Alcides Velleda – Ilma Araújo Chagas – Manoel Antônio Peres, Rua Um e avenida Um – rua Oito – travessa Manoel Antonio Peres – rua Oito – avenida Um – rua Três – rua Elbio de Abreu – Miss Yolanda Pereira – Doutor Roberto Frate Martins e avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes.

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