Esta quarta-feira (27) é o Dia do Técnico em Segurança do Trabalho (TST). Para falar sobre a profissão, o professor coordenador do curso técnico de segurança do trabalho Tainã Hebling compartilha um pouco do seu conhecimento adquirido em 11 anos de experiência no mercado de trabalho neste meio. Sua formação profissional engloba as vivências como bombeiro civil, especialista em engenharia de segurança do trabalho, docência no ensino superior e em higiene ocupacional, tecnólogo e técnico em segurança do trabalho.
Qual é a principal função do técnico em segurança do trabalho nas empresas?
O TST desenvolve programas voltados à saúde e segurança do trabalho, visando a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, tornando assim os ambientes ocupacionais mais seguros, saudáveis e dignos para os colaboradores.
Quais são os maiores desafios enfrentados por esses profissionais hoje?
No mercado, os desafios são os mais variados. De acordo com a cultura encontrada no local de trabalho, os principais são dificuldade em recursos financeiros para aplicar na área; falta de apoio às políticas de segurança por parte do empregador; e dificuldade de conscientização sobre segurança no trabalho aos colaboradores.
Como o curso técnico prepara os alunos para atuar na área?
O plano de curso, para a formação do TST, tem como objetivo preparar o aluno de forma global, devido a área de segurança ser muito ampla e de grande aplicação profissional, sendo possível trabalhar em diversos setores da economia. O curso desenvolve as habilidades do aluno desde a aplicação de normas de segurança nos ambientes do trabalho até as questões comportamentais e de liderança, tanto na parte teórica e prática. Tendo o estágio prático garantido pela escola. Desta forma, o aluno terá a possibilidade de aplicar todos os conhecimentos ensinados ao longo do curso.
O que mudou na segurança do trabalho nos últimos anos?
O processo de atualização das normas de segurança e saúde do trabalho vêm ampliando o campo de atuação dos profissionais e exigindo mais a presença dos profissionais, devido às frequentes mudanças legais. Desta forma, as empresas possuem maior cobrança referente a conformidade com leis e regulamentos da área.
Qual a mensagem você pode deixar para quem já atua ou quer entrar na profissão?
A profissão é muito gratificante, desenvolve uma gama de habilidades, conhecimentos profissionais e morais, atualizações práticas, possui ótima remuneração e também uma grande área de atuação, aplicável aos diversos perfis profissionais.