Voltado tanto para pecuaristas como ao consumidor final, o Meet da Carne ocorre em Pelotas hoje, às 19h, no Salão Nobre da Associação Rural de Pelotas (ARP). O evento, organizado pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), trará duas palestras sobre melhoramento genético, e também abordará como esse aperfeiçoamento influencia a qualidade da carne comercializada aos consumidores.
A superintendente de Registro da ANC, Silvia Freitas, também destaca que o evento, além de ser uma forma de capacitação, ainda se configura como importante espaço para o networking. “Além das palestras, o Meet da Carne conta com espaço para dúvidas e confraternização. O pessoal vem conversar conosco, para conhecer a associação”, comenta.
Para o consumidor final, o evento é uma forma para melhor conhecer toda a cadeia da produção da carne, com foco especial para o papel representado pelo pecuarista de campo, visto que é no momento da inseminação ou acasalamento que começa o processo de produção da carne, explica Silvia.
Retorno ao pecuarista
Conforme Silvia, uma das principais dificuldades que os pecuaristas enfrentam e que o encontro visa sanar é simplificar o processo de investimento em melhoramento genético. “Quem trabalha com cria vai em algum momento ou comprar doses de sêmen para inseminação ou investir em algum touro. É nesse momento em que o produtor tem a chance de fazer a escolha certa a partir do seu conhecimento ou do conhecimento de alguém”, diz. A superintendente de Registro da ANC reforça que é o potencial genético dos animais o responsável por trazer retorno à propriedade e o que torna a carne de maior qualidade.
Evento nacional
Em sua quinta edição, o Meet da Carne já passou por Bagé, Lages e Campos Novos, Santa Catarina, São Paulo, e chega a Pelotas, sede da ANC. Para o ano que vem, a previsão será a de realizar o evento em municípios do Paraná.
De acordo com Silvia, mesmo sendo um encontro com temas técnicos, a linguagem utilizada sempre é acessível para que todos os participantes possam entender. O evento é aberto ao público, gratuito e sem necessidade de realização de inscrição prévia.