Convidado em novembro da reunião-almoço da Associação Comercial de Pelotas (ACP), Tá na Hora, o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, apresentou para empresários locais o planejamento do banco gaúcho que fará cem anos em 2028. Com a intensificação da transformação digital, a previsão de Lemos é que o Banrisul passe a acompanhar de perto as principais tendências do mercado financeiro.
Lemos destacou alguns dos novos produtos disponibilizados pelo banco, como a nova conta digital, biometria facial, assinatura digital, seguro de vida 100% digital, conta única pessoa jurídica e conta única rural. Atualmente, também já é possível abrir uma conta digital de forma cem por cento on-line. “Hoje em dia não adianta pedir para o cliente passar na agência, porque ele não vai ir”, avalia Lemos.
Apesar de todo o processo de digitalização, Lemos destaca que o principal capital social do Banrisul segue sendo a solidez e a confiança da população na instituição financeira. “Queremos que o Banrisul siga cuidando das suas raízes, mas aberto para o mundo”, diz.
Internacionalização
Lemos ainda apresentou o cartão Banrisul Global Account, conta Internacional que permite operações em até cinco moedas estrangeiras: dólar americano, euro, libra, dólar canadense e dólar australiano. O cartão possibilita realizar conversões instantaneamente, diretamente no aplicativo da conta, 24 horas por dia, sete dias por semana.
Adaptação para o futuro
Com mais de quatro milhões de clientes, o Banrisul vem se adaptando e promovendo mudanças solicitadas por seus clientes. A partir do novo cenário, três novos pilares foram apresentados durante a reunião almoço: banco de capital aberto (além de capital aberto na Bolsa de Valores, estará sempre de portas abertas a clientes e parceiros); banco inteligente (associação do relacionamento pessoas com tecnologia) e rumo a mais 100 anos (foco no futuro com a responsabilidade de um século de existência).
De acordo com Lemos, o caminho será a digitalização de cem por cento de todos os serviços. Entretanto, o presidente acredita que os espaços físicos das agências continuarão existindo, mas de forma mais amigável e com foco na orientação para acesso dos serviços digitais.