Coronel Alberto Rosa Rodrigues se torna patrono da Casa de Cultura Pelotense
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira26 de Dezembro de 2024

CULTURA

Coronel Alberto Rosa Rodrigues se torna patrono da Casa de Cultura Pelotense

Coronel Alberto Rosa Rodrigues era escritor e ativista cultural do município desde o final da década de 1960

Por

Coronel Alberto Rosa Rodrigues se torna patrono da Casa de Cultura Pelotense
Ativista cultural, Coronel Rodrigues morreu em março deste ano. (Foto: Divulgação)

Ocorre nesta segunda-feira o descerramento da imagem do Coronel Alberto Rosa Rodrigues, que será homenageado como patrono da Casa de Cultura Pelotense. A cerimônia será às 19h, no Clube Caixeiral, praça Coronel Pedro Osório, 106, onde está sediada a entidade.

Rodrigues, que morreu em 27 de março deste ano, era escritor e ativista cultural do município desde o final da década de 1960, quando foi para a reserva da Brigada Militar. Publicou obras de cunho histórico, como A história dos símbolos Rio-grandenses, Manual de bandeiras, Coronel Massot, a evolução dos Galões na Brigada Militar, além de obras científicas, como Ginástica respiratória para asma e exercícios para o pé chato.

Era sócio benemérito do Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas (IHGPel), membro da Maçonaria e fundador da Associação de Inativos da Brigada Militar de Pelotas.

Trinta homenagens

O presidente da Casa de Cultura Pelotense, Victor Hugo Siqueira, explica que Rodrigues passará a ser um dos patronos da entidade, representando a Brigada Militar, que terá 30 patronos ao total. O coronel é o 24º homenageado com essa denominação.

Acompanhe
nossas
redes sociais