Marcada por trânsito intenso, com veículos em alta velocidade, a avenida Ferreira Viana agora conta com quebra-molas. Desde a semana passada, quem passa pela via se depara com as elevações na faixa em três pontos distintos. De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão, as instalações, que fazem parte do projeto de revitalização dos 4,2 quilômetros da via, foram realizadas em trechos estratégicos para prevenir o risco de acidentes.
Com isso, há quebra-molas nos dois sentidos da avenida, em frente à UPA Areal, local com fluxo de pedestres para o Pronto Atendimento e também de passageiros que utilizam o transporte coletivo, pois há duas paradas de ônibus no trecho. Outro local com redutores de velocidade no sentido Centro e bairro é próximo à Estrada do Engenho.
Já a quinta lombada está localizada na subida da ponte em direção ao Laranjal.
Conforme o secretário de planejamento e gestão, Roberto Ramalho, a elevação foi instalada na ponte porque o ponto também é travessia para ciclistas que utilizam a ciclofaixa da Ferreira Viana. Já no trecho da Estrada do Engenho o motivo seria o parque que será construído no local.
A percepção de quem roda na avenida
Para o morador do Laranjal, Carlos Alberto da Rosa, a alteração na Ferreira Viana foi muito bem-vinda diante do grande número de veículos que ultrapassam o limite de velocidade. “Para mim está ótimo porque agora o pessoal passa mais devagar. A minha filha e a minha esposa saem de moto, então eu fico mais tranquilo com isso”, afirma.
Ele ressalta já ter presenciado vários acidentes próximo à ponte, principalmente de madrugada. “Era necessário, quanta gente já morreu aqui, batendo nos postes e nas paradas de ônibus”.
Já o motorista de Uber Igor Gallo tem uma percepção diferente. O profissional não vê necessidade da colocação de redutor de velocidade em uma via que seria de trânsito rápido.
“É inviável, essa aqui não é uma via que tem pedestres, colégio perto nem nada, não faz sentido”, diz sobre o quebra-molas da ponte. Gallo ainda reclama da falta de clareza sobre a requalificação da via sentido bairro-Centro da avenida, em que apenas trechos pontuais foram melhorados.
“Deveria começar desde a Argolo até a ponte, mas fizeram só o lado direito, o outro tem só uns pedacinhos. Nós dos Uber queremos a obra completa”, pede.
Revitalização da avenida
De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão, a execução do projeto de revitalização da Ferreira Viana, entre a avenida Bento Gonçalves e a ponte do arroio Pelotas, será concluída ainda neste ano. Sobre o questionamento levantado por Igor Gallo, o secretário confirma que no sentido bairro-Centro será mantido o atual asfalto com intervenções pontuais.
Na obra ainda faltam ser realizadas as sinalizações horizontais, além de correções nas partes de concreto da via, somadas a pequenos detalhes.
O investimento na melhoria é de R$ 4,4 milhões com recursos provenientes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A última revitalização na via havia sido feita há mais de dez anos.