Vilson Farias autografa duas obras nas Feiras do Livro de Pelotas e Porto Alegre

Livro

Vilson Farias autografa duas obras nas Feiras do Livro de Pelotas e Porto Alegre

Promotor de Justiça aposentado lança Ações afirmativas e crimes raciais, sua 20ª obra autoral

Por

Vilson Farias autografa duas obras nas Feiras do Livro de Pelotas e Porto Alegre
Obra será autografada na Feira do Livro de Pelotas na terça-feira (Foto: Divulgação)

Vilson Farias, Promotor de Justiça aposentado, doutor em Direito Penal e Direito Civil, pós-doutor em Direito Penal, membro da Academia Pelotense de Letras e escritor, lança seus mais recentes livros: Direito Penal Contemporâneo – Desafios e Combate: Um olhar sobre os crimes raciais no Brasil e Ações afirmativas e crimes raciais. As sessões de autógrafos ocorrerão nesta segunda-feira (4) na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre e na terça-feira (5) na 50ª Feira do Livro de Pelotas, ambas às 18h. 

Ações afirmativas e crimes raciais é o 20º da carreira literária do pelotense, o livro é composto por oito capítulos. O primeiro, por exemplo, destina-se à análise da produção legislativa brasileira em torno dos crimes raciais, examinando o contexto social em que foram sancionadas e sua evolução ao longo da história (1603-2023). Já o segundo tomo trata da Lei n° 7.716/89, popularmente conhecida como Lei Caó, um marco legislativo importante no combate ao racismo e à discriminação racial.

O tema do racismo é abordado por diversas ciências, cada uma com seus enfoques específicos, como mencionado nas obras anteriores do autor. O primeiro enfoque do livro estabelece uma ligação entre o racismo e o ódio presente em todos os seres humanos. “Ao identificarmos algo negativo dentro de nós, projetamos esse desprezo para fora, evidenciado pela não-aceitação da diversidade. A projeção, descrita por Freud em 1895, foi objeto de estudos posteriores de vários psicanalistas”, de acordo com o escritor.

Artigo

O autor Vilson Farias escreveu o artigo Desafios e Combate: Um olhar sobre os crimes raciais no Brasil, que integra o livro Direito Penal Contemporâneo, organizado por Michael Schneider Flach. Na obra aparecem artigos de diversos juristas do Rio Grande do Sul e do Brasil. A publicação, uma homenagem aos 40 anos da nova parte geral do Código Penal, é considerada a 19ª obra de Farias.

Acompanhe
nossas
redes sociais