Com o propósito de fortalecer o ecossistema de inovação, empreendedorismo e criatividade em Pelotas, foi inaugurado nesta quarta-feira (23) o Rampa Innovation Hub. Situado em uma área de mais de 3,4 mil metros quadrados no bairro planejado Quartier, o espaço será sede de empresas já consolidadas e de startups para promover conexões, assim como a aceleração de novos negócios e parcerias. O hub também foi desenvolvido a partir dos potenciais vistos na cidade, em áreas como agronegócio, construção civil e serviços.
O novo hub é definido como uma iniciativa que se propõe a ser mais uma ferramenta junto com o Pelotas Parque Tecnológico e outros hub da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Católica (UCPel) para impulsionar a economia criativa e novos empreendimentos a fim de criar oportunidades para a permanência dos jovens formados no município.
“Ou seja, juntar nesse ciclo, setor privado com investimentos, universidades com capacitações e instituições parceiras, assim como o poder público”, explica o diretor do Quartier, Claudio Teitelbaum.
O espaço
Com 3,470 mil metros quadrados de área construída, o Rampa é composto de salas individuais, de multiuso, salas de reuniões, auditório, espaço de coworking e a startup village.
Atualmente, cinco empresas já estão instaladas no hub e a expectativa é que em 30 dias esse número de empreendimentos suba para dez. A administração do hub realiza também a seleção de iniciativas para serem instaladas no espaço de startups operada pelo Sicredi, que tem capacidade para 40 pessoas. “Dentro de 60 dias será aberto o espaço de coworking”, complementa Teitelbaum.
O potencial de Pelotas
De acordo com o diretor do Quartier, o Rampa foi viabilizado por um grupo de investidores que encontrou na cidade potenciais para o desenvolvimento de novos empreendimentos e inovação.
“Verificando que Pelotas é um polo de inovação e tecnologia em setores que estão se desenvolvendo muito bem”, ressalta. Entre os segmentos vistos como latentes estão o agronegócio, a construção civil e o setor de serviços. “Eles decidiram fazer esse investimento entendendo que o bairro Quartier é um local em desenvolvimento e que está em um ponto estratégico da cidade”.
Conexão com outros hubs
“Projetamos o hub baseado nas vocações locais”, diz o diretor da empresa de consultoria Anlab, Bruno Dornelles, responsável pelo planejamento do Rampa. No hub, os participantes também terão acesso a mentorias e auxílio para a criação de novos negócios e soluções.
“Vamos preparar um calendário para que ações aqui dentro empoderem os empreendedores que estiverem aqui e o ecossistema local”, explica.
As startups incubadas farão parte de um programa de inovação aberto para o aceleramento na transformação de ideias em negócios. “É uma região extremamente pulsante em inovação e empreendedorismo. As temáticas que serão trabalhadas visam esse potencial da região, desenvolver novos negócios e ajudar os que aqui já estão”, diz.