saiba mais
William de Mattia é o novo técnico do BrasilAnunciado nesta quarta-feira (16) pelo Brasil, William de Mattia, 41 anos, acumula três títulos na curta carreira de treinador.
Dema, como é conhecido, iniciou a trajetória fora das quatro linhas no Nova Mutum (MT). Foi campeão da segunda divisão do Mato Grosso em 2019 e, na temporada seguinte, guiou o time à conquista da taça da elite estadual.
Ele passou depois rapidamente por Grêmio Anápolis (GO) e Juventus (SC) antes de chegar ao Treze (PB). Foi no clube nordestino, em 2023, que se sagrou campeão paraibano, devolvendo o calendário nacional ao Galo da Borborema.
Futebol ofensivo
De acordo com Onivaldo Elias, setorista do Treze pela Rádio Metropolitana FM, de Campina Grande, William de Mattia é um treinador que gosta de armar equipes voltadas ao ataque.
Durante a passagem pelo clube paraibano, seu último na carreira, a plataforma tática preferida era o 4-3-3, com um meia, dois atacantes de lado de campo e um centroavante.
“Ele gosta de um futebol ofensivo. Se preocupa mais em fazer gols do que em não tomar. […] Foi um bom treinador aqui em Campina Grande. Foi campeão [estadual] ano passado com orçamento de apenas R$ 163 mil [por mês]. Quebrou vários tabus do Treze em jogos fora de casa”, elogia o radialista.
Em 2023, o Treze disputou apenas o Campeonato Paraibano. Com a taça, garantiu calendário nacional para a atual temporada. Porém, de Mattia não chegou à Série D por ter sido demitido em abril, após a eliminação na semifinal do Estadual para o Sousa. Na primeira fase, o time de Campina Grande liderou.
O Treze também disputou a Copa do Nordeste sob seu comando, mas não avançou aos mata-matas.
William de Mattia, Dema
Clubes como técnico
- Nova Mutum (2019-21, 58 jogos)
- Anápolis (2022, três jogos)
- Juventus de Jaraguá (2022, nove jogos)
- Treze (2023-24, 32 jogos)