Em visita a Pelotas neste sábado (28), o governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou que o dique de proteção do Balneário Valverde, na Praia do Laranjal, será elevado para quatro metros de altura em toda sua extensão.
O projeto de proteção contra cheias do município será contemplado pelo Plano Rio Grande. A obra, que custará R$ 25 milhões, vai proteger também o Pontal da Barra, um dos locais mais afetados na enchente de maio. O projeto também inclui o redimensionamento da casa de bombas da região e obras de macrodrenagem com construção de galerias pluviais e canais de escoamento.
Eduardo Leite diz que o Plano Rio Grande tem a participação de toda a sociedade e o papel fundamental das prefeituras, que estão na ponta,. “Por isso, chamamos os prefeitos e prefeitas a cadastrarem iniciativas de resiliência climática. Através do Plano Rio Grande, vamos garantir o apoio e o financiamento para esse projeto aqui em Pelotas, assim como para tantas outras obras importantes em diversos municípios”, afirmou o governador.
Mais ações
Somado ao dique, mais 16 projetos do município foram cadastrados no programa. O Plano Rio Grande contempla três eixos de atuação, com ações focadas a curto, médio e longo prazo. Os investimentos já ultrapassam mais de R$ 2 bilhões, conforme última atualização, dia 23 deste mês.
Projeto cadastrados no Plano Rio Grande
– Mureta da Estrada do Engenho
– Avenida Adolfo Fetter
– Estrada das Charqueadas
– Rua August Saint-Hillaire
– Rua Luiz Alves Pereira
– Avenida João Gomes Nogueira, com drenagem do bairro Obelisco
– Drenagem no bairro Vasco Pires
– Estrada da Colônia de Pescadores Z-3
– Desobstrução da rede de esgoto no Laranjal
– Recuperação das etapas 2 e 3 do vertedouro da barragem Santa Bárbara
– Estudo técnico e diagnóstico das bacias hidrográficas, dos diques e das estações de bombeamento
– Requalificação do sistema de macrodrenagem e de proteção contra as cheias do Laranjal
– Recursos hídricos
– Inventário arbóreo
– Sistema de monitoramento hidrometeorológico, previsão e alerta para a região
– Revisão de Zoneamento (Aeian)
– Reconstrução de 21 escolas
Governo recebeu 655 propostas de 110 cidades gaúchas
Ao todo, foram recebidas 655 propostas de 110 cidades gaúchas. A Secretaria da Reconstrução Gaúcha vai analisar os projetos. Após essa avaliação, as iniciativas selecionadas serão qualificadas e encaminhadas para inclusão no portfólio do Plano Rio Grande. As equipes técnicas do governo estadual também vão verificar a estratégia de financiamento das propostas, buscando fontes para a implementação dos projetos aprovados. Uma das possibilidades será o Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).