Enquanto a obra não avança, a avenida Fernando Osório segue esburacada e gerando transtornos no trânsito em Pelotas. O problema estende-se às principais vias adjacentes, como as avenidas Francisco Caruccio e 25 de Julho, além das ruas internas das Três Vendas.
As reclamações passam por falta de sinalização em quebra-molas e dos buracos nas vias, principalmente. Os relatos são de que os problemas não se restringem à Zona Norte, mas em praticamente todas as regiões da cidade.
Más condições trazem prejuízos
Francisco, aposentado de 69 anos, esperava o ônibus na Caruccio, a poucos metros da Fernando Osório. Ele mora no Fragata e afirma que as condições ruins das Três Vendas se repetem no bairro em que vive.
“Andar de ônibus que sacode, em Pelotas, é normal. Venho aqui pela Caruccio e o trajeto é muito ruim, não sei se por consequência das obras. De um modo geral, a cidade está ruim”, afirma o aposentado.
Para Guilherme Bernasconi, que trabalha como marmorista, é indispensável circular de carro pela cidade. Ele relata que tem prejuízos por conta das más condições das vias.
Segundo ele, os piores trechos na Zona Norte estão na avenida Fernando Osório perto da BR-116, onde ele diz não haver sinalização adequada nas lombadas, e na Caruccio, perto da Fernando Osório, onde há muitos buracos.
Em frente a um estabelecimento próximo à rótula das avenidas 25 de Julho e Fernando Osório, há um buraco de mais de 20 centímetros de profundidade por mais de 80 centímetros de diâmetro.
Segundo Bianca Casarin, que é uma das proprietárias do local, a cratera está ali há mais de três semanas.
Revitalização da Fernando Osório
A prefeitura anunciou no dia 9 de julho as obras na avenida Fernando Osório, orçadas em R$ 12,3 milhões para requalificação de toda a extensão da via. Os trabalhos iniciaram-se no começo de agosto e a previsão é de conclusão em abril do ano que vem.
O que diz a prefeitura?
De acordo com o secretário de Obras e Pavimentação, Giovan Peres, no máximo até amanhã, se o tempo permitir, equipes da secretaria estarão nessas duas vias para execução de uma operação tapa buracos. Atualmente, as chuvas não permitiram a execução do serviço. A administração municipal não conseguiu responder até o fechamento desta edição sobre o cronograma de trabalhos nas avenidas e a sinalização dos buracos.