Ocorreu na última sexta-feira (6) um encontro entre o publicitário Antônio André e a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) para tratar sobre a possibilidade de abertura da Pinacoteca de Artes de Pelotas (PAPE).
O projeto está em elaboração há algum tempo pelo publicitário, que detém um acervo de centenas de obras que incluem artistas consagrados como Di Cavalcanti, Cândido Portinari e Leopoldo Gotuzzo.
Inicialmente, o projeto pretendia ter como sede o casarão nas esquinas das ruas Barão de Santa Tecla e Doutor Cassiano, que pertence à prefeitura. No entanto, segundo André, a prefeita Paula Mascarenhas revelou que o plano do município é vender aquele imóvel.
“Conversamos sobre os planos e projetos da Pinacoteca que pretendo implantar. Não foi um encontro para definições. Falamos sobre arte e cultura e a Paula gostou do que viu, desejou muito sucesso e se colocou à disposição no que puder ajudar”, contou André. “Aproveitei e também convidei a prefeita para estar presente no lançamento”, completou.
Paula ressaltou a importância do projeto. “Pelotas sempre esteve na vanguarda e tem uma tradição na cultura. Este projeto é muito importante para que possamos preservar nossa arte e fazer com que as futuras gerações conheçam os nossos artistas.”
Pontapé inicial
A primeira exposição da PAPE, que ainda não conta com sede própria, será no 4 Galeria Café, à rua Santos Dumont, 125, esquina Marechal Floriano. A estreia da mostra será no dia 26 de setembro, às 19h. E, permanecerá até o dia 5 de outubro, de quarta a sexta, e na segunda, das 9 às 20h, e sábados e domingos, das 14h às 22h. A entrada é franca para toda a comunidade.