Marivan Ugoski lança 34ª edição do Rock Soldiers
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira19 de Setembro de 2024

Música

Marivan Ugoski lança 34ª edição do Rock Soldiers

Série de CDs, iniciativa de mais de duas décadas do produtor musical pelotense, apresenta 19 bandas

Por

Atualizado sexta-feira,
06 de Setembro de 2024 às 16:08

Marivan Ugoski lança 34ª edição do Rock Soldiers
Músico diz que, mesmo longe do circuito comercial, o rock sobrevive (Foto: Divulgação)

Abrir espaço para o rock é principal objetivo da série Rock Soldiers, projeto do músico e produtor pelotense Marivan Ugoski, que chega a sua 34ª edição. Desta vez o volume conta com 19 bandas e 22 faixas, entre os convidados está o grupo paulista de heavy metal Máscara de Ferro,  uma das pioneiras no estilo, que voltou à ativa há três anos.

Desde o início do projeto, a série é apresentada em forma de CD, nesta edição foram prensados dois mil. A origem dos grupos brasileiros é de diferentes estados, como São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso, além do Rio Grande do Sul. Desta vez o projeto traz ainda duas bandas norte-americanas, a Iron Man is Dead e a Fast Track. 

Como o projeto se trata de uma cooperativa entre os músicos, a prioridade é apresentar ao público um pouco da proposta musical dos artistas, por isso a maioria das bandas gravou três faixas. Na contramão do que é utilizado pelos músicos, o álbum não pode ser baixado pelas plataformas digitais de música. “Nós usamos as plataformas digitais para apresentar e divulgar trechos das faixas, mas não disponibilizamos o álbum completo”, explica Ugoski. 

De acordo com o produtor executivo, como o material pertence às bandas, elas se encarregam de fazer a distribuição e/ou venda. “A cada edição fico com uma média de oito unidades, a minha prioridade não é a venda e sim a divulgação das bandas”, conta. 

Ugoski relembra que o rock chegava aos circuitos comerciais com facilidade nas décadas de 1980 e 1990 no Brasil, especialmente. “Teve muito espaço na grande mídia, isso eu falo do rock and roll  ao metal. Hoje são décadas do rock no submundo, mas o rock está vivo e forte, porém fora das grandes mídias. A cena continua, mais underground, mas continua”, fala o produtor.

Para o músico a prova é a existência de centenas de bandas novas (brasileiras e estrangeiras), com ótimos trabalhos. “A série Rock Soldiers é um exemplo vivo disso, em 27 anos foram lançados 34 volumes, sendo dois duplos, totalizando mais de 600 bandas participantes, todas autorais”, argumenta.

Resumo

O quê: lançado o 34º CD Rock Soldiers

Onde ouvir: @UGK Disccos no Youtube

Acompanhe
nossas
redes sociais