Apoiadora da chapa Frente Ampla é acusada de racismo
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira27 de Novembro de 2024

Eleição da UFPel

Apoiadora da chapa Frente Ampla é acusada de racismo

Em grupo de WhatsApp, Ceres Jeanine Fripp chama o professor Eraldo Pinheiro, da chapa concorrente, de “capitão do mato”

Por

Atualizado segunda-feira,
02 de Setembro de 2024 às 19:14

Apoiadora da chapa Frente Ampla é acusada de racismo
Apesar do movimento, as aulas foram mantidas nas instituições. (Foto: Jô Folha)

Após se referir ao professor Eraldo Pinheiro como “capitão do mato”, em uma conversa de WhatsApp, a apoiadora da chapa Frente Ampla, Ceres Jeanine Fripp, está sendo acusada de racismo. A ofensa foi proferida após o envio de uma foto em que o então candidato a vice-reitor pela chapa UFPel Multi aguarda os resultados da consulta informal para a eleição da reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ainda conforme Pinheiro, não seria a primeira vez que ele teria sofrido com atos de racismo pela chapa concorrente.

O print da conversa do grupo da chapa Frente Ampla, que se tornou público na segunda-feira (2), mostra uma foto da apuração dos votos enviada pela candidata a reitora Julieta Fripp em que aparece Pinheiro. Em resposta a imagem Ceres Jeanine Fripp escreve: “capitão do mato apavorado!!”. Conforme o professor e Pró-Reitor de Extensão e Cultura, durante uma reunião do Conselho Universitário em 2018 e em um dos debates realizados neste ano, ele também teria ouvido o mesmo termo ter sido gritado em direção a ele.

Em nota publicada nas redes sociais, a chapa UFPel Multi também denuncia que o professor teria sofrido com sucessivos ataques racistas por parte da chapa Frente Ampla durante o pleito. E que as ofensas pareceriam estar sendo relativizadas. Também por meio de nota institucional, a gestão da UFPel se referiu a ofensa como um ato criminoso e destacou que a situação estaria sendo apurada de forma rigorosa no âmbito interno da Universidade.

Manifestações da Frente Ampla

Nas redes sociais, a chapa Frente Ampla diz repudiar qualquer ato racista, mesmo que venha de um de seus apoiadores. O texto acrescenta ainda que o grupo espera um debate efetivo das propostas no segundo turno da eleição “e não esse show de horrores difamatórios nas redes sociais”.

Já a acusada de racismo, Ceres Jeanine Fripp, em um comentário também nas redes sociais, alegou que teria usado “uma expressão desrespeitosa a um candidato que sempre me pareceu agressivo e violento na campanha”. No texto, a mulher pede desculpa por ter utilizado uma expressão “que julgam racista”.

Eleição

A chapa UFPel Multi, composta pela candidata a reitora Ursula Rosa e o candidato a vice-reitor Eraldo Pinheiro, concorre ao segundo turno com a chapa Frente Ampla, que tem Julieta Fripp e Fábio Vergara como candidatos.

Acompanhe
nossas
redes sociais