O horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e TV começou na sexta-feira e marcou o início mais intenso da disputa em Pelotas. Até agora, a campanha, que iniciou no dia 16, tem sido morna e sem grandes embates. É nos programas que os candidatos tentarão deixar sua marca e pautar o debate.
Enquanto a estratégia de Fernando Estima (PSDB) é de se ligar diretamente à prefeita Paula Mascarenhas e ao governador Eduardo Leite, Marciano Perondi (PL) e Fernando Marroni (PT) têm a opção de nacionalizar o debate. Por enquanto, o presidente Lula aparece pouco na campanha de Marroni, enquanto no programa de Perondi, Jair Bolsonaro sequer é citado.
Nesses primeiros momentos, os núcleos das campanhas do PT e do PL devem estar avaliando o quanto vale a pena recorrer à pauta nacional. Enquanto para Estima o cálculo é simples, Perondi e Marroni precisam pesar bem o quanto seria vantajoso trazer Bolsonaro e Lula para o debate local.
Perondi foi o primeiro a aparecer no programa e já começou focando nos fantoches “Ferdinandos”, criticando os adversários e se apresentando como o verdadeiro “novo” da eleição. Perondi, que tem dois minutos e 8 segundos de programação, é o que mais usou seu tempo para falar, focando na promessa de gerar empregos e atrair empresas.
Na estreia na TV, a campanha do Estima fez questão em apresentá-lo como o candidato de continuidade de Paula e Leite. Tanto que no primeiro minuto e meio Estima sequer aparece e o foco fica exclusivamente nos governos anteriores. Já os dois minutos finais foram dedicados exclusivamente para imagens com os apoiadores e o jingle inteiro.
O programa de Fernando Marroni (PT), com um minuto e 58 segundos, foca na estratégia de humanizá-lo com imagens de arquivo e de quando foi eleito prefeito em 2000, além de associá-lo diretamente ao presidente Lula com a promessa de “reconstruir Pelotas”. Quase um minuto é dedicado ao jingle.
Com menos de um minuto, os outros candidatos têm o desafio de criar uma narrativa convincente em pouco tempo. O programa Irajá Rodrigues (MDB), com 59 segundos, ressuscita o jingle com o qual foi eleito na década de 1990 e apresenta o candidato para as novas gerações de eleitores. Já Reginaldo Bacci (PDT), com apenas 31 segundos, usa o seu tempo para se apresentar e prometer “uma Pelotas diferente”.
Nas redes
Enquanto o impacto das campanhas nas ruas, no rádio e na TV ainda não pode ser percebido, nas redes sociais as candidaturas lutam para furar suas bolhas e ampliar sua base de seguidores.
Na internet, Fernando Marroni (PT) é o com mais alcance. O petista soma 13,2 mil seguidores no Instagram e 53 mil seguidores no Facebook. Marciano Perondi (PL) tem 5,4 mil seguidores no Instagram e 3,2 mil em seu perfil pessoal no Facebook.
Fernando Estima (PSDB) tem 3,8 mil seguidores no Instagram e 3,3 mil no Facebook. Reginaldo Bacci (PDT) tem 3,8 mil seguidores no Instagram e 5,2 mil no Facebook. Irajá Rodrigues (MDB) tem 470 seguidores no Instagram e não tem perfil ativo no Facebook.
Por enquanto, esses números dizem pouca coisa e ainda não são um termômetro válido do cenário eleitoral. As publicações impulsionadas ainda não começaram a pipocar nas telas. Até agora, Irajá e Marroni foram os únicos que ainda não pagaram anúncios no Facebook e no Instagram.