A sexta-feira (30) é de céu nublado na Zona Sul e uma forte neblina toma conta de Pelotas. A temperatura é de 14,7ºC e a umidade relativa do ar, 98%. A previsão do CPPMet/UFPel é de céu encoberto e temperatura máxima de 19ºC.
Isso porque um sistema de baixa pressão em altitude se desloca entre o Chile e a Argentina, continuando a influenciar as condições na região.
Esse sistema manterá a formação de nebulosidade, com possibilidade de chuvas fracas e isoladas, especialmente próximo à fronteira com o Uruguai.
Ao longo do dia, os ventos de Leste e Sudeste ganharão intensidade, com rajadas que podem superar os 50 quilômetros por hora (km/h).
No sábado, conforme o boletim técnico da Sema, o Metade Sul entre em alerta, pela previsão de chuvas fortes e eventuais descargas elétricas na região Sul, devido ao avanço de uma frente fria sobre o Estado.
Pela manhã, as temperaturas variam entre 11ºC e 21°C e durante a tarde, as temperaturas máximas ficam em torno de 14ºC e 29°C. Os ventos permanecem intensos na metade Sul e Litoral com rajadas em torno de 40 e 65 km/h, favorecendo mar agitado.
A tendência é que, na madrugada e manhã de domingo (1º), com o avanço da frente fria para o Oceano, o tempo volta a ficar firme no Oeste gaúcho e demais regiões no decorrer do dia.
As temperaturas pela manhã variam entre 8ºC e 16°C, na parte da tarde, em torno de 12ºC e 21°C. Os ventos voltam a se intensificar, com rajadas em torno de 45 a 65 km/h em todo o Estado, e o mar segue agitado.