O frio que dominou a semana abre espaço para temperaturas mais amenas e o retorno da instabilidade na Zona Sul do Estado. A manhã é de céu nublado e os termômetros marcam 13ºC. A máxima pode chegar aos 20ºC. A umidade do ar segue elevada, com 97%.
De acordo com o Centro de Pesquisa e Previsão Meteorológica (CPPMet) da UFPel, a entrada de uma massa de ar relativamente mais quente, favorecida pela intensificação de uma área alongada de baixa pressão continental (cavado), manterá as temperaturas em elevação em todo o Estado.
A condição do tempo é de alerta. A presença de um vórtice ciclônico na costa do Chile e de um sistema de alta pressão em altitude na região Sudeste do Brasil estará canalizando umidade da região equatorial em direção ao Estado, resultando em um aumento da nebulosidade e na ocorrência de chuva fraca isolada, especialmente em pontos da Metade Sul a partir da tarde.
Conforme os meteorologistas Henrique Repinaldo e Eliane Grala Pereira Alves, esses sistemas também favorecem o transporte de fumaça das queimadas que ocorrem na região amazônica e na Bolívia para o Estado, embora a fumaça deva permanecer nos níveis mais altos da atmosfera.
Para sexta-feira (30), o Extremo Sul do Estado entra em sinal de alerta por causa dos ventos que podem variar entre 40 e 65 quilômetros por hora. A temperatura mínima pode ficar em 8ºC e 18ºC e máxima entre 14ºC e 24ºC, combinado com tempo instável.