Até o dia 30 deste mês Pelotas vive uma intensa programação musical, com a realização do 14º Festival Internacional Sesc de Música. Ao longo da semana, as atividades gratuitas se espalham por diferentes pontos da cidade, do Centro Histórico à orla da Praia do Laranjal. À noite a atração do Theatro Guarany é o concerto de Gilberto Monteiro e Orquestra Sucinta, às 20h30min.
Nesta quinta-feira, o evento reforça seu diálogo com a cidade ao levar música ao Calçadão da Andrade Neves. A atração é um concerto de tango ao ar livre. Também no lounge instalado ao lado do Mercado Central acontecem outras apresentações. O dia também reserva recitais com músicos brasileiros e estrangeiros no Conservatório de Música da UFPel.
Na sexta-feira (23), amplia-se ainda mais o circuito musical, com destaque para o Grupo de Choro do Festival, apresentações simultâneas em diferentes bairros e espaços culturais e concertos que incluem canto lírico, tango e música de câmara. À noite, a praia do Laranjal recebe a Banda Sinfônica Acadêmica, formada por alunos do festival, sob regência de Mônica Giardino, em concerto gratuito ao ar livre, com tradução em Libras e transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc-RS.
Orquestra sucinta
Lenda viva da música gaúcha, Gilberto Monteiro traz ao Festival de Música de Pelotas a força poética de sua “cordeona de botão”, companheira de uma vida inteira dedicada à arte e à tradição do sul. Autor de clássicos como Milonga para as Missões e Pra ti guria , o músico de Santiago do Boqueirão se apresenta agora em nova formação, ao lado da Sucinta Orquestra, quarteto de cordas feminino de Porto Alegre que une sensibilidade e virtuosismo, com: Clarissa Ferreira e Bibiana Turchiello (violinos), Gabi Vilanova (viola) e Luyra Dutra (violoncelo).
Com arranjos de Gustavo Garoto, que também se soma ao grupo ao piano, o espetáculo costura obras consagradas e composições inéditas, revelando novas matizes da sonoridade fronteiriça que marca a trajetória de Gilberto. Um encontro entre tradição e contemporaneidade, onde o regional se transforma em música universal.
