Rio Grande e São José do Norte preparam abertura da safra do camarão

Expectativas

Rio Grande e São José do Norte preparam abertura da safra do camarão

Crustáceo pode ser capturado a partir de 1º de fevereiro na Lagoa dos Patos

Por

Atualizado quinta-feira,
22 de Janeiro de 2026 às 08:33

Rio Grande e São José do Norte preparam abertura da safra do camarão
(Foto: Cíntia Piegas)

A Secretaria de Município da Pesca e Aquicultura de Rio Grande está finalizando os preparativos para a abertura oficial da safra do camarão 2026, um dos momentos mais aguardados pelos pescadores e pela comunidade em geral. A cerimônia será realizada no dia 1º de fevereiro, na Orla da Henrique Pancada. Já em São José do Norte, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SMAP), promove amanhã, a partir das 13h, a 4ª Abertura Oficial da Safra do Camarão, na localidade do Retiro, zona rural do município.

Em Rio Grande a programação inicia às 7h30min, com a acolhida aos pescadores, com o objetivo de valorizar os profissionais que sustentam uma das mais importantes cadeias produtivas da cidade. Às 8h, será realizada a bênção sobre o camarão e a safra, em um momento simbólico que une tradição, esperança por uma safra produtiva e a fé em São Pedro, santo padroeiro do Município e dos pescadores. Em seguida, às 8h30min, ocorre a cerimônia oficial de abertura da safra.

Já no Norte, a programação contará com a presença de autoridades municipais, representantes de órgãos parceiros, entidades ligadas à pesca e à Marinha, além da comunidade local. Durante o evento, serão abordados temas relacionados à segurança na atividade pesqueira e à resiliência das comunidades frente aos desafios enfrentados pelo setor. O evento marca o início de mais um ciclo produtivo de grande importância econômica e social para a cidade, segundo a administração municipal.

Expectativas

Com a Lagoa dos Patos salgada desde novembro, os pescadores mantém boas expectativas, apesar da atenção com o fator climático, que impactou as últimas duas safras. O período de permissão de pesca do camarão segue até o dia 31 de maio, movimentando a economia de diversas cidades da região e garantindo renda para as famílias que dependem diretamente da pesca artesanal e industrial.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais