A cidade de Rio Grande está na expectativa para receber nesta terça-feira (20) mais uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A anterior aconteceu há cerca de um ano, quando foram assinados os contratos para a construção dos quatro navios do tipo Handy no Estaleiro. Agora, mais contratos serão assinados, além da construção de mais navios, o presidente oficializará a entrega de 1.120 apartamentos e 156 casas do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) Entidades.
O primeiro compromisso será no Residencial Junção, às 12h, quando fará a assinatura dos contratos das moradias que beneficiarão mais de cinco mil pessoas. Parte dos novos moradores fará a assinatura dos contratos de suas residências entre 20 e 22 de janeiro, quando equipes da Caixa Econômica Federal estarão em Rio Grande para a ação.
Durante a tarde, a partir das 15h40min, Lula estará no Estaleiro Rio Grande, onde assinará os contratos que encaminharão o processo de construção de cinco navios gaseiros da Transpetro, por parte da Ecovix.
A prefeita de Rio Grande, Darlene Pereira (PT), afirma que será um momento muito especial receber, pela segunda vez como prefeita, o presidente da República na cidade e destaca os investimentos direcionados ao município. “Vamos agradecer o apoio que ele tem dado a esta cidade e que temos certeza, vai continuar, pela decisão de alavancar a indústria naval”, diz.
Dinâmica da visita
A logística da visita do presidente a Rio Grande foi definida no final de semana. Uma equipe de Brasília esteve na cidade para avaliar os trajetos que serão feitos por Lula e sua comitiva.
A cerimônia de assinatura dos contratos do Residencial Junção deverá contar com a fala de autoridades e a participação de cinco moradores. O presidente, então, fará a assinatura dos contratos referentes às respectivas moradias e, após, conhecerá um dos apartamentos, onde fará a simbólica entrega da chave ao proprietário.
O palco será montado na rua principal do Residencial Junção e é esperada a presença dos cinco mil novos moradores dos 1.120 apartamentos. As 156 casas que também compõem o empreendimento já estão habitadas. O complexo habitacional é considerado um dos maiores do programa Minha Casa, Minha Vida Entidades. As obras iniciaram em 2016 e tinham previsão de conclusão em 2019, mas com diversos entraves burocráticos, a construção só entrou na fase final em 2024.
No Estaleiro Rio Grande, Lula deverá discursar para trabalhadores da Ecovix e lideranças, antes de prosseguir com a assinatura do contrato que encaminha a etapa de projetos para a construção dos cinco navios gaseiros da Transpetro em Rio Grande. Serão três embarcações de sete mil metros cúbicos e duas de 14 mil metros cúbicos de capacidade, gerando a expectativa de continuidade na retomada do polo naval rio-grandino.
Comitiva
Além da presença das lideranças regionais do Partido dos Trabalhadores, o presidente Lula será acompanhado pelos ministros das Cidades, Jader Barbalho Filho, de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, do presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, além de outras autoridades.
Quando foi divulgada a primeira data da visita presidencial à região, constava a participação da ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), mas com a mudança no cronograma, a presença foi inviabilizada.
Ministro da Educação em Rio Grande
Seguindo as agendas dos representantes do governo federal em Rio Grande, na quarta-feira, 21, o Ministro da Educação, Camilo Santana, visitará o município. Ele não deve compor a comitiva do presidente Lula no dia anterior.
O ministro irá inaugurar a EMEI Pedro Goulart dos Santos, no Povo Novo. Ao todo, a nova estrutura contará com capacidade para receber 376 crianças em dois turnos, ou 188 crianças em turno integral.
No final da tarde, Camilo Santana visitará o Laboratório de Ensino Flutuante – Navio Ciências do Mar da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), além de participar do descerramento de placa de inauguração da nova Subestação e do RX Telecomandado do Hospital Universitário.
