Na tarde do último domingo, uma localidade do interior de Pinheiro Machado foi atingida por fortes ventos que destruíram residências, uma escola e causaram a queda de árvores e postes. Por conta da intensidade das rajadas de vento, que chegaram a 59,5 quilômetros por hora, e a dinâmica de destruição, a Defesa Civil Estadual investiga a possibilidade do fenômeno se tratar de um tornado.
Segundo a Defesa Civil Municipal, a localidade de Passo do Machado tem poucos moradores, mas os danos causados pelas fortes rajadas foram consideráveis. Duas residências foram destelhadas e tiveram sua estrutura comprometida, assim como uma escola que estava desativada. A estrada que dá acesso à região foi bloqueada com a queda de árvores e a comunidade ficou sem fornecimento de energia elétrica.
O coordenador da Defesa Civil de Pinheiro Machado, José Luís da Cunha, informou que o trabalho das equipes estava focado na distribuição de lonas para as famílias atingidas, além da desobstrução das vias.
A prefeitura emitiu uma nota confirmando a ocorrência do fenômeno climático e informando sobre a interrupção da estrada do Passo do Machado. “Após a passagem de um tornado, houve queda de árvores sobre a via, ocasionando também a interrupção no fornecimento de energia elétrica na localidade. A prefeitura orienta que motoristas evitem transitar pelo trecho até nova atualização”, informa.